terça-feira, 26 de maio de 2020

GEOGRAFIA

Caso você não tenha recebido o Caderno Trilhas de Aprendizagens faça essas atividades no caderno. Leia o texto abaixo e realize as atividades.

Leia:

Aula 3: A luta dos povos indígenas por seus territórios

Ativistas ambientais protestam na Câmara dos Deputados contra o decreto que aboliu a reserva da Renca (Foto: José Cruz / Agência Brasil - 30/08/2019)

Existem mais de 250 povos indígenas no Brasil. *

São mais de 890 mil pessoas, falando mais de 150 línguas indígenas!

Apesar de existir uma grande diversidade de culturas e línguas entre os povos indígenas no Brasil, à época da chegada dos colonizadores essa diversidade era muito maior.
Vários estudos indicam que no século XVI havia entre 2 e 4 milhões de índios, que pertenciam a mais de mil povos e falavam mais de mil línguas diferentes!
Durante milhares de anos, os povos que viviam no continente americano conviveram, compartilharam experiências e ideias, e estabeleceram relações de troca, criando um conjunto de características comuns.
Esse conjunto de características permite chamar de ameríndios a todos os índios das Américas do Norte, Central e do Sul. Eles são os povos originários das Américas e até hoje se relacionam e compartilham conhecimentos.


São chamados de ameríndios quase todos os representantes daqueles povos que já existiam nas Américas antes dos descobrimentos do século XVI e da colonização europeia

Uma outra característica que marca a história comum desses povos é a experiência da colonização, isto é, o impacto que as violentas ações dos colonizadores gerou nas suas vidas.

As consequências dessas violências foram a extinção de muitos povos, a diminuição no número de pessoas, a perda de suas terras, o desrespeito e a desvalorização de suas culturas. Infelizmente, essa trágica experiência foi vivida por muitos povos ameríndios.

Diante disso, existe uma profunda questão a ser resolvida com esses povos, que é a demarcação das terras indígenas, ou seja, a delimitação legal das áreas indígenas. A Constituição Federal define as Terras Indígenas como todas as áreas permanentemente habitadas pelos índios, sendo elas utilizadas para suas atividades produtivas e também para a preservação de suas culturas e tradições. Portanto, mais do que simplesmente a área de moradia direta, as terras indígenas devem envolver todo o espaço usado pelos índios para garantir sua sobrevivência, incluindo áreas de caça e extrativismo.

As áreas indígenas do Brasil são de propriedade da União, de forma que os recursos naturais existentes dentro de seus limites são de pertencimento único e exclusivo dos índios que habitam esse território. Além disso, somente com autorização legal da Fundação Nacional do Índio (Funai), é possível chegar a essas áreas não sendo um membro pertencente às etnias indígenas, sendo, vedado, portanto, o acesso irrestrito.

Onde estão os povos indígenas
Você sabia que há povos indígenas em quase todos os cantos do Brasil?

Por aqui, boa parte da população indígena vive em áreas chamadas de Terras Indígenas. Existem hoje 704 Terras Indígenas no país.
Em quase todos os estados brasileiros existem terras indígenas reconhecidas – exceto no Piauí. Mas os índios não vivem apenas nas terras indígenas.
Observe a população indígena nos municípios brasileiros, mapa construído pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostra a distribuição espacial das 896 mil pessoas que se declararam ou se consideraram indígenas.


Há comunidades indígenas circulando por beiradões de rios, em cidades amazônicas e até em algumas capitais brasileiras. Isso acontece principalmente porque, para os povos indígenas, os espaços em que se mora, planta, caça ou caminha vão além das fronteiras criadas pelo homem branco. E porque ninguém deixa de ser índio por estar em uma região considerada urbana, fora das fronteiras definidas para suas terras.
Para os índios, o lugar em que se vive não é apenas um cenário, é um território: um espaço totalmente conectado com um jeito tradicional de estar no mundo, conectado com suas culturas. Por isso, cada povo tem um jeito de explicar seus modos próprios de ocupar um território.

Desafios e ameaças em dias atuais

De acordo com a organização Survival- (que é um movimento global pelos direitos dos povos indígenas ao redor do mundo, que vem ajudando eles a defender suas vidas, proteger suas terras e determinar seus próprios futuros) encontramos um resumo sobre a situação atual dos povos indígenas.

Por mais de 500 anos, desde que os europeus chegaram ao Brasil, os povos indígenas enfrentam o racismo, roubo de terras, integração forçada e violência genocida.

O atual governo, liderado pelo Presidente Jair Bolsonaro, está tentando tirar os direitos dos povos indígenas. Ele quer acabar com a autonomia deles, “integrá-los” à força e roubar as terras indígenas. Desde que foi eleito, ele tentou desmantelar a FUNAI, e facilitar ao agronegócio e às indústrias extrativistas a exploração dos recursos das terras indígenas.


Jair Bolsonaro já era notório por suas opiniões racistas mesmo antes de ser eleito. Um dos seus primeiros atos ao assumir o poder foi remover a responsabilidade pela demarcação de terras indígenas da FUNAI e entregá-la ao Ministério da Agricultura, ato que a Survival classificou como praticamente uma declaração de guerra contra os povos indígenas do Brasil. Felizmente, o Congresso e o Senado rejeitaram tal proposta e a demarcação de terras continua sob o poder da FUNAI.
Encorajados pelo novo presidente e por sua longa história de retórica anti-indígena, os ataques de fazendeiros e pistoleiros contra as comunidades indígenas aumentaram dramaticamente. O território dos Uru Eu Wau Wau, por exemplo, foi invadido, colocando em risco indígenas isolados; e centenas de madeireiros e invasores estão planejando ocupar a terra dos Awá, um dos povos mais ameaçados do mundo.
Fragmentos de textos retirados dos sites: Mirim, povos indígenas do Brasil e Survival Brasil

#Atividades (em seu caderno)

1. De acordo o jornal G1, A Fundação Nacional do Índio, Funai, publicou no último dia 22/04/2020 uma Instrução Normativa que permite a invasão, exploração e até comercialização de terras indígenas ainda não homologadas pelo presidente da República.


Analise o título dessa reportagem e faça um pequeno texto sobre a situação atual dos povos indígenas.(mínimo 5 linhas)

2- Observe o mapa 1 e liste os Estados onde se encontram os povos indígenas. Faça uma lista com 10 estados


3- Pesquise palavras indígenas que usamos em nosso dia a dia.

Caso você queira saber mais um pouquinho:

- artigo: Populações Indígenas da Cidade de Manaus Inserção na Cidade e Ligação com a Cultura - disponível no link:

- artigo: Jogos indígenas, realizações urbanas e construções miméticas - disponível no link: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v60n4/a20v60n4.pdf

- artigo: As chamadas "aldeias urbanas" ou índios na cidade - disponível no link: http://biblioteca.funai.gov.br/media/pdf/Folheto55/FO-CX-55-3502-2006.PDF

- IBGE lança mapa da população indígena no país.disponível no link:
https://mundogeo.com/2013/04/22/ibge-lanca-mapa-da-populacao-indigena-no-pais/

- Mirim, povos indígenas do Brasil.disponível no link:

- Os Indígenas - Raízes do Brasil #1.disponível no link:

- Os Ameríndios. Disponível no link:

- Em Manaus, protesto inicia campanha de resistência contra retrocessos na política indigenista. https://jornalggn.com.br/movimentos-sociais/em-manaus-protesto-inicia-campanha-de-resistencia-contra-retrocessos-na-politica-indigenista/

- Demarcação de terras indígenas no Brasil.Disponível no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!