terça-feira, 26 de maio de 2020

GEOGRAFIA


Leia o texto abaixo, analise os mapas e realize as atividades. Caso você não tenha recebido o Caderno Trilhas de Aprendizagens faça essas atividades no caderno.

Os quilombos como territórios de resistências

O que são quilombos ?
Local isolado, núcleos de resistência à escravidão, formado por escravos negros que não aceitavam serem explorados e, por isso, fugiam. Esta talvez seja a primeira ideia que vem à mente quando se pensa em quilombo. Essa noção remete-nos a um passado remoto de nossa história, ligado exclusivamente ao período no qual houve escravidão no País. Porém, os quilombos não pertencem somente a nosso passado escravista. Tampouco se configuram como comunidades isoladas, no tempo e no espaço, sem qualquer participação em nossa estrutura social. Ao contrário, as mais de 3 mil comunidades quilombolas espalhadas pelo território brasileiro mantêm-se vivas e atuantes, lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição Federal desde 1988.

Existem comunidades quilombolas em pelo menos 24 estados do Brasil: Amazonas, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, como podemos observar no mapa abaixo. 

Mapa de terras quilombolas, tituladas e em processo no Incra, 2016.
Fonte: http://cpisp.org.br/
Quilombos Contemporâneos

Os quilombos continuaram existindo mesmo após o fim da escravidão. A existência de quilombos contemporâneos é uma realidade latino-americana. Tais comunidades são encontradas na Colômbia, Equador, Suriname, Honduras, Belize e Nicarágua. E em diversos desses países – como ocorre no Brasil.



Dados do governo brasileiro indicam que, hoje, existem 3.386 comunidades quilombolas distribuídas por todas as regiões do país, desde o Sul do Brasil até a Amazônia. As comunidades remanescentes de quilombo ou os quilombos contemporâneos são grupos sociais cuja identidade étnica até hoje os distingue do restante da sociedade.
Somente em 1988 – 100 anos após a abolição da escravidão – a Constituição brasileira reconheceu, pela primeira vez, a existência e os direitos dos quilombos contemporâneos. A Constituição de 1988 assegurou às comunidades descendentes de quilombos o direito à propriedade de seus territórios coletivos. No entanto, a efetivação do direito dos quilombolas às suas terras representa até os dias atuais um enorme desafio.

A primeira titulação ocorreu sete anos após o reconhecimento pela Constituição Federal. Foi em novembro de 1995, quando o Quilombo Boa Vista tornou-se proprietário de seu território.

Quem são os quilombolas?

Crianças quilombolas durante jogo de futebol.fonte: https://quilombosdosecxxi.tumblr.com/

Quilombolas são os atuais habitantes de comunidades negras rurais formadas por descendentes de africanos escravizados, que vivem, na sua maioria, da agricultura de subsistência em terras, conquistadas, compradas ou ocupadas há bastante tempo. Algumas imagens .

Família reunida e feliz devido a formação dos filhos. fonte: https://quilombosdosecxxi.tumblr.com/

Atividades:

1) O que são quilombos?
2) qual a importância dos quilombolas na atualidade?
3) Explique com suas palavras quem são os quilombolas?
4) Analise o mapa e construa uma tabela (com duas colunas, em uma coloque o nome do estado ; na segunda coluna coloque a quantidade de terras quilombolas tituladas)
5) Em quais países da América Latina existem quilombos contemporâneos ?

Caso queira saber um pouco mais, acesse os sites e links abaixo:

- Caminhos da Reportagem | Quilombos


- Revista Super Interessante. Como era a vida no quilombo dos Palmares?

- Fotos e imagens de quilombos e quilombolas.

- REGULARIZAÇÃO: Histórico das regularizações territoriais dos quilombos.

Comunidade Quilombola: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!