terça-feira, 26 de maio de 2020

GEOGRAFIA

A atividade a seguir está relacionada ao Caderno “Trilhas de Aprendizagens”, caso não tenha recebido, faça somente as atividades abaixo em seu caderno.

A Situação dos Povos indígenas em Meio a Pandemia


Leia os trechos da reportagem da Agência de Jornalismo Investigativo sem fins lucrativos (Pública) e responda as questões:

Precariamente assistidas pelo governo e pressionadas pela crescente onda de invasões em seus territórios, as comunidades indígenas enfrentam quase sozinhas o avanço da pandemia do coronavírus nas aldeias. Até o final de segunda-feira (13 de Abril de 2020), o vírus já havia matado três indígenas — um adolescente Yanomami, de 15 anos, em Roraima, uma idosa Borari, de 87 anos, em Alter do Chão, no Pará, e um homem da etnia Mura, de 55 anos, em Manaus — e contagiado nove pessoas no total. Outros 23 casos estão sendo tratados como suspeitos e 31 foram descartados, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde (MS).

“A melhor forma de prevenir agora é manter as comunidades isoladas e orientar que não saiam e nem recebam visitas. Temos um histórico muito perverso de doenças contagiosas, que dizimaram etnias inteiras no passado. Todos estão assustados”, diz Sônia Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). A preocupação maior das entidades, segundo ela, é se prevenir contra a fase mais dura do contágio, que ameaça as comunidades indígenas, proporcionalmente, na mesma projeção de avanço às cidades.

Menina yanomami da comunidade Hutukara. No último dia 10, um adolescente da mesma etnia morreu de coronavírus.FIONA WATSON / SURVIVAL INTERNATIONAL

“Faltam EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), vacinas contra a gripe e material para testagem do coronavírus em pessoas que apresentam sintomas de contaminação”, diz Sônia Guajajara.

O vaivém descontrolado de pessoas nos garimpos ilegais, segundo as entidades indigenistas ouvidas pela Agência Pública, é atualmente o grande desafio dos profissionais de saúde e das lideranças que lutam para evitar o contato. “Exigimos que os órgãos de segurança tirem os invasores das terras indígenas. O risco de contágio é iminente”, diz Sônia. APIB e CIMI sustentam que no vácuo deixado pela ausência da Funai, Agência Nacional de Mineração (ANM) e da redução dos controles pela Polícia Federal e Exército, os garimpos ilegais, grilagem de terras e exploração ilegal de madeira estão aumentando na Amazônia. Lideranças dos Karipuna, em Rondônia, alertaram entidades indigenistas sobre invasores limpando áreas a 10 quilômetros da Aldeia Panorama para extrair madeira. Levantamento do jornal O Estado de São Paulo, com base em informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que as áreas desmatadas praticamente dobraram na Amazônia, saltando de 2.649 quilômetros quadrados, para 5.076 quilômetros quadrados.

Alex Pazuello/Prefeitura de Manaus Fonte: Agência Câmara de Notícias

O ritmo do avanço da mineração ilegal é igualmente preocupante. “Só nas terras dos Yanomami já são mais de 30 mil garimpeiros”, disse o coordenador do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Antônio Eduardo Oliveira. Até o final do ano passado, a estimativa era de 20 mil garimpeiros. Oliveira afirma que a crise sanitária fragilizou ainda mais os controles e abriu brechas para a ação dos invasores. Segundo ele, a SESAI, que já havia afastado seus agentes das áreas de conflito com restrição a viagens imposta pela Funai, não tem plano de emergência preventivo ou de contenção caso a doença avance sobre as comunidades indígenas.


Já a reportagem do G1 traz a informação que 81 mil indígenas estão em situação de vulnerabilidade crítica em caso de exposição a Covid-19, diz estudo de antropólogos e geógrafos liderados pela demógrafa Marta Azevedo, da Unicamp.

Atividades, responda de acordo com texto:

1) Quais são os problemas enfrentados pelos povos indígenas na atualidade?

2) Quais são as formas de proteção das comunidades indígenas?

3) De acordo com o mapa quais são as regiões indígenas mais suscetíveis a mortalidade por infecção por Covid-19?

Caso queira conhecer um pouco mais sobre o assunto:

- Coronavírus de um lado, invasores de outro: como está a situação dos indígenas no Brasil.Disponivel em: https://apublica.org/2020/04/coronavirus-de-um-lado-invasores-de-outro-como-esta-a-situacao-dos-indigenas-no-brasil/

- Propostas buscam proteger população indígena durante pandemia. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/655200-propostas-buscam-proteger-populacao-indigena-durante-pandemia/

- Covid-19 preocupa líderes indígenas e especialistas.Disponivel em: https://www.medicina.ufmg.br/risco-de-disseminacao-da-covid-19-preocupa-lideres-indigenas-e-especialistas/

- Os povos indígenas isolados também estão em isolamento voluntário. Disponível em:
https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-04-19/os-povos-indigenas-isolados-tambem-estao-em-isolamento-voluntario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!