ESCRAVIDÃO NO BRASIL
Você convive com diversas pessoas que trabalham, certo? A sua professora de história, por exemplo, é uma trabalhadora, ela exerce uma função e recebe um pagamento em troca (salário). Você já parou para pensar que sua professora é uma trabalhadora livre? Você entende o que isso significa? Você sabia que existem outras relações de trabalho? Algumas ilegais e desumanas, como a escravidão. Atualmente é proibido haver trabalhadores escravizados, porém nem sempre foi assim e nosso país já teve diferentes relações de trabalho.
Hoje estudaremos uma relação de trabalho que existiu no Brasil entre os séculos XVI e XIX. Naquele período, a maior parte do trabalho era realizado por pessoas escravizadas. A maioria dessas pessoas eram de origem africana e exerciam diversas funções na sociedade brasileira. Você já parou para pensar o que significa uma “relação de trabalho baseada na escravidão”? Podemos dizer que escravidão é um trabalho forçado, não há pagamento de salário e a pessoa está sujeita à restrição de liberdade.
Mulheres, crianças e homens foram submetidos a escravidão no Brasil e é possível conhecer mais sobre os trabalhos realizados por eles através de registros como quadros, por exemplo. Um artista francês chamado Jean Baptiste Debret (1768-1848), morou no Brasil entre 1816 e 1831 e pintou muitos quadros que retratavam o cotidiano dos escravizados na cidade (os que viviam no campo exerciam outros tipos de trabalho), principalmente no Rio de Janeiro (capital do Brasil). Observe alguns quadros de Debret:
1) Negra vendendo caju (século XIX) |
2) Os refrescos do Largo do Palácio (século XIX) |
3) Negros serradores de tábua (século XIX) |
4) Barbeiros ambulantes (século XIX) |
Após a leitura do texto e análise das imagens, copie e responda as questões abaixo em seu caderno de História:
1) Explique, com suas palavras, qual a diferença entre um trabalhador livre e um trabalhador escravizado.
2) Escolha uma das imagens e responda as questões abaixo:
a) Escreva o título da imagem escolhida
b) Descreva a cena retratada (quantidade de pessoas, o que estão usando, o que estão fazendo)
3) Leia o texto abaixo e responda as questões abaixo:
“No meio rural, os chamados escravos de campo (...) enfrentavam uma dura rotina, trabalhando em jornadas que poderiam alcançar dezoito horas diárias. Trabalhavam na lavoura, criação de animais, construções (...).
Deslocando-se até o interior das casas, seja no meio urbano ou rural, os escravos domésticos experimentavam outra rotina de trabalho. (...), estes escravos tinham por função, realizar a arrumação da casa, cuidar das crianças, organizar as refeições e realizar pequenos serviços designados diretamente pelo seu senhor. (...)
Nas cidades, era comum observar ainda, a presença dos chamados escravos de ganho. Estes escravos ofereciam a prestação de serviços diversos, como o transporte de cargas, a barbearia, a lavagem de roupas ou a fabricação de remédios. Tomavam conta de pequenos comércios, vendiam alimentos, entre outros produtos. Geralmente, estes escravos repassavam boa parte do lucro aos seus proprietários”.
a) A partir da leitura do texto, escreva qual o tipo de trabalho escravo é representado nas imagens.
b) Explique por que os escravos não podiam ficar com o dinheiro da venda dos seus produtos/ serviços.
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