Como vimos na última aula, houve escravidão durante um longo período no Brasil. Nosso objetivo hoje será identificar as condições desumanas que as pessoas escravizadas viviam, para isso leia o texto e observe as imagens:
Como era tratado o escravo
Antes de romper o sol, os negros eram despertados através das badaladas de um sino (...). Após ingerirem um gole de cachaça e uma xícara de café como alimentação da manhã, os negros eram encaminhados pelo feitor para os penosos trabalhos nas roças, e as oito horas da manhã o almoço era trazido (...) em um grande balaio que continha a panela de feijão que era cozido com gordura e misturado com farinha de mandioca, o angu esparramado em largas folhas de bananeiras, abóbora moranga, couve rasgada e raramente um pedaço de carne de porco fresca ou salgada que era colocada no chão, onde os negros acocoravam-se para encher as suas cuias e iam comer em silêncio, após se saciarem os negros cortavam o fumo de rolo e preparavam sem pressa o seus cigarros feitos com palha de milho, e após o descanso de meia hora os negros continuavam a labuta até às duas horas quando vinha o jantar, e ao pôr do sol eram conduzidos de volta à fazenda (...) e recebiam um prato de canjica adoçada com rapadura como ceia e eram recolhidos a senzala.
E em suas jornadas diárias, os negros também sofriam os mais variados tipos de castigo, nas cidades o principal castigo era os açoites que eram feitos publicamente (...)
Execução da pena de açoitamento (Debret-século XIX) |
E um outro método de punição dado aos negros foi o castigo dos bolos que consistia em dar pancada com a palmatória nas palmas das mãos estendidas dos negros.
Sapataria (Debret-século XIX) |
Em algumas fazendas e engenhos, as crueldades dos senhores de engenho e feitores atingiram a extremas e incríveis métodos de castigos: marcas de ferro em brasa, mutilações, estupros de negras escravas, castração, fraturas dos dentes a marteladas e uma longa e infinita teoria de sadismo requintado. (...)
(...) havia o tronco que era um grande pedaço de madeira retangular aberta em duas metades com buracos maiores para a cabeça e menores para os pés e as mãos dos escravos, e para colocar-se o negro no tronco abriam-se as suas duas metades e se colocavam nos buracos o pescoço, os tornozelos ou os pulsos do escravo e se fechava as extremidades com um grande cadeado (...).
Negros no tronco (Debret-século XIX) |
(...) para os que furtavam e comiam cana ou rapadura escondido era utilizado a máscara, que era feita de folhas de flandes e tomava todo o rosto e possuía alguns orifícios para a respiração do negro, com isto o escravo não podia comer nem beber sem a permissão do feitor (...).
Castigo de escravos (Jacques Etienne Arago-século XIX). |
Agora copie e responda as questões abaixo em seu caderno:
1) Escreva como era o dia a dia das pessoas escravizadas (horários de trabalho, como se alimentavam e quais eram os alimentos ingeridos).
2) Faça uma lista dos castigos aplicados aos escravos com uma breve explicação de cada um deles.
3) De acordo com o texto abaixo, as pessoas escravizadas tinham leis para protegê-las? Por quê?
“A escravidão pode ser definida como o sistema de trabalho no qual o indivíduo (o escravo) é propriedade de outro, podendo ser vendido, doado, emprestado, alugado, hipotecado, confiscado. Legalmente, o escravo não tem direitos: não pode possuir ou doar bens e nem iniciar processos judiciais, mas pode ser castigado e punido.”
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