terça-feira, 26 de maio de 2020

HISTÓRIA

Como vimos na última aula, houve escravidão durante um longo período no Brasil. Nosso objetivo hoje será identificar as condições desumanas que as pessoas escravizadas viviam, para isso leia o texto e observe as imagens:
Como era tratado o escravo
Antes de romper o sol, os negros eram despertados através das badaladas de um sino (...). Após ingerirem um gole de cachaça e uma xícara de café como alimentação da manhã, os negros eram encaminhados pelo feitor para os penosos trabalhos nas roças, e as oito horas da manhã o almoço era trazido (...) em um grande balaio que continha a panela de feijão que era cozido com gordura e misturado com farinha de mandioca, o angu esparramado em largas folhas de bananeiras, abóbora moranga, couve rasgada e raramente um pedaço de carne de porco fresca ou salgada que era colocada no chão, onde os negros acocoravam-se para encher as suas cuias e iam comer em silêncio, após se saciarem os negros cortavam o fumo de rolo e preparavam sem pressa o seus cigarros feitos com palha de milho, e após o descanso de meia hora os negros continuavam a labuta até às duas horas quando vinha o jantar, e ao pôr do sol eram conduzidos de volta à fazenda (...) e recebiam um prato de canjica adoçada com rapadura como ceia e eram recolhidos a senzala.
E em suas jornadas diárias, os negros também sofriam os mais variados tipos de castigo, nas cidades o principal castigo era os açoites que eram feitos publicamente (...)

Execução da pena de açoitamento (Debret-século XIX)

E um outro método de punição dado aos negros foi o castigo dos bolos que consistia em dar pancada com a palmatória nas palmas das mãos estendidas dos negros.

Sapataria (Debret-século XIX)

Em algumas fazendas e engenhos, as crueldades dos senhores de engenho e feitores atingiram a extremas e incríveis métodos de castigos: marcas de ferro em brasa, mutilações, estupros de negras escravas, castração, fraturas dos dentes a marteladas e uma longa e infinita teoria de sadismo requintado. (...)
(...) havia o tronco que era um grande pedaço de madeira retangular aberta em duas metades com buracos maiores para a cabeça e menores para os pés e as mãos dos escravos, e para colocar-se o negro no tronco abriam-se as suas duas metades e se colocavam nos buracos o pescoço, os tornozelos ou os pulsos do escravo e se fechava as extremidades com um grande cadeado (...).

Negros no tronco (Debret-século XIX)

(...) para os que furtavam e comiam cana ou rapadura escondido era utilizado a máscara, que era feita de folhas de flandes e tomava todo o rosto e possuía alguns orifícios para a respiração do negro, com isto o escravo não podia comer nem beber sem a permissão do feitor (...).

Castigo de escravos (Jacques Etienne Arago-século XIX).

Agora copie e responda as questões abaixo em seu caderno:

1) Escreva como era o dia a dia das pessoas escravizadas (horários de trabalho, como se alimentavam e quais eram os alimentos ingeridos).
2) Faça uma lista dos castigos aplicados aos escravos com uma breve explicação de cada um deles.
3) De acordo com o texto abaixo, as pessoas escravizadas tinham leis para protegê-las? Por quê?
“A escravidão pode ser definida como o sistema de trabalho no qual o indivíduo (o escravo) é propriedade de outro, podendo ser vendido, doado, emprestado, alugado, hipotecado, confiscado. Legalmente, o escravo não tem direitos: não pode possuir ou doar bens e nem iniciar processos judiciais, mas pode ser castigado e punido.”

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