Nossa última aula foi sobre a RESISTÊNCIA À ESCRAVIDÃO e vimos que dentre as várias formas de resistência, havia a fuga e formação de quilombos. Você já ouviu a palavra quilombo? Sabe o que significa? Os quilombos eram importantes para os escravos que fugiam, pois representavam a possibilidade de viver livremente, leia a definição abaixo:
1) Lugar secreto em que ficavam ou para onde iam os escravos fugidos, normalmente encoberto ou escondido em meio ao mato.
2) Localidade povoada por negros que haviam fugido do cativeiro, sendo dividida e organizada internamente; geralmente, também havia índios ou brancos.
Agora copie e responda as questões abaixo em seu caderno de História:
1) Observe o mapa abaixo e responda as questões a seguir:
a) Em quais regiões brasileiras verificamos a existência de quilombos?
b) Em quais vemos o maior número de quilombos?
c) Em quais regiões não identificamos quilombos?
d) Contabilize a quantidade de quilombos espalhados pelo território nacional e escreva sobre a sua importância na resistência ao escravismo no Brasil.
2) Leia o texto sobre a vida nos quilombos e responda as questões a seguir:
“O funcionamento dos quilombos considerava a tradição dos escravos fugidos que neles habitavam. Nessas comunidades, se realizavam atividades diversas como agricultura, extrativismo, criação de animais, exploração de minério e atividades mercantis.
Nesses locais, os negros tratavam de reviver suas tradições africanas. O melhor de tudo era que podiam voltar a ser livres, cultuar seus deuses e praticar suas danças e músicas.
No entanto, não se esqueciam dos companheiros que ficaram escravizados. Era comum ajudarem a organizar fugas nas fazendas ou economizar o dinheiro que obtinham da venda dos seus produtos para comprar a liberdade daqueles escravos.
A existência de quilombos era tamanha que se criou no Brasil uma profissão específica denominada "capitães do mato". Eram homens conhecedores das florestas contratados para recapturar os escravos fugidos.”
O processo de resistência era permanente. Mesmo quando destruídos, os quilombos ressurgiam em outros locais e eram mais uma peculiaridade da sociedade escravocrata brasileira.”
a) Como as pessoas sobreviviam nos quilombos?
b) O que as pessoas faziam nos quilombos e não era permitido enquanto estavam escravizadas?
c) De que forma as pessoas que viviam em quilombos tentavam ajudar os que continuavam escravizados?
d) Os quilombos eram aceitos na sociedade brasileira daquela época? Justifique.
3) Leia o texto para responder as questões abaixo.
"O dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, foi instituído oficialmente pelo governo federal em 1995, no contexto das comemorações do tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares. [...] A data refere-se à morte de um dos principais líderes negros que resistiu à escravidão [...], ocorrida, ao que se sabe, por volta de 1665. Zumbi liderou um grupo de escravos fugidos do cativeiro que deram origem à mais conhecida das comunidades a se levantar contra escravidão, o quilombo dos Palmares. [...] a memória de Zumbi dos Palmares permaneceu viva e cultivada por gerações que se recusaram a calar diante do racismo e discriminação. As lutas da população afrodescendente tornaram possível a inclusão do Dia da Consciência Negra como data cívica nacional [...]. O dia da Consciência Negra não serve apenas para ações comemorativas [...]. O dia 20 de novembro busca promover ações de valorização da população afrodescendente brasileira, mantendo luz sobre nosso passado escravista e criando formas de construir ações de combate ao seu legado funesto. [...]
a) Cite duas informações sobre o Quilombo dos Palmares.
b) Em que data é comemorado o Dia da Consciência Negra no Brasil e por que esse dia foi escolhido?
c) Segundo o texto, para que serve o dia da consciência negra?
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