terça-feira, 16 de junho de 2020

ATIVIDADE COMPLEMENTAR/GEOGRAFIA

ATIVIDADE DIVERSIFICADAFILME DUDU.jpg
FAZER NO CADERNO DE GEOGRAFIA
- ANALISAREMOS UM FILME CURTA-METRAGEM: DUDU E O LÁPIS COR DA PELE
LINK DO FILME: 
CASO NÃO TENHA CONSEGUIDO VER O FILME, AQUI ESTÁ O RESUMO 
O curta-metragem “Dúdú e o lápis cor da pele” relata como o preconceito racial pode ocorrer em diversas situações do dia a dia, em especial no ambiente escolar. A obra cinematográfica demonstra o ato de uma professora ao indicar que seu aluno pintasse a face de um desenho com uma cor clara de um lápis, à qual a maioria das pessoas denominam de cor da pele. Essa simples ação gerou uma grande problematização entre a professora Sônia, diretor da escola e mãe do aluno, pois por mais que Sônia tenha agido de certa forma por impulso, este ato gerou um questionamento na criança de qual era a cor de pele correta, pois o menino supracitado era negro.

A mãe, preocupada com o filho, foi à escola interrogar a professora pelo ocorrido, que pela sua visão foi um ato de racismo que poderia prejudicar o desenvolvimento da criança. Durante a discussão entre mãe e professora, Dúdú saiu pelas ruas à procura de alguém que tivesse a pele exatamente com a cor daquele lápis.

Ao final da história, o menino encontrou Madalena, uma produtora de artes, que o convida para tomar um sorvete enquanto explica-lhe sobre a verdade e a importância dessa diversidade de cores. Através do seu conhecimento, mostra o quanto a raça e a cultura negra são relevantes para o mundo, além de dizer que seu nome, Dúdú, significa negro. O menino se identificou com tudo aquilo e desenvolveu um sentimento de orgulho por sua cor.MAOS COLORS.png
NO CADERNO, RESPONDA:
  1. É correto falarmos que existe um lápis de cor, que por muito tempo sua cor foi chamado de cor da pele?
  2. Abaixo temos uma foto de uma caixa de gis de cera de cores de pele. Você acha que existe apenas essas 24 cores de pele? Explique
GIS DE CERA CORES DE PELE.jpg


  1. Faça um desenho, que mostre alguma situação em que você presenciou uma situação de racismo ou de uma das partes que achou interessante do curta-metragem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!