segunda-feira, 1 de junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA


O que pode ser um cartaz?
Cartaz (também chamado de pôster) é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico. Os problemas estruturais e formais são resolvidos pelo projeto de design gráfico. O pôster também pode ter um significado diferente de cartaz, no sentido de que a palavra, no Brasil é usada quando nos referimos a peças mais “artísticas” ou de decoração de ambientes (como pôsteres de bandas, artistas, carros). O cartaz é mais específico para designar o meio de comunicação criado a partir das folhas colocadas em espaços públicos, visando à propaganda (como um cartaz de um político), à publicidade (como um cartaz de uma festa) ou simplesmente a comunicação. Resumidamente, o pôster tem valor estético e o cartaz valor funcional, pela informação que quer transmitir. Um cartaz que é pego da rua e colado no quarto de um adolescente, deixa de ser cartaz e pode ser considerado pôster, pois sua função principal, naquele quarto, não é mais informar sobre determinado assunto, mas decorar o ambiente.
Quando falamos especificamente de cartaz como um suporte para um anúncio publicitário (para promover um serviço, produto, pessoa, campanha ou instituição), encontramos os seguintes aspectos característicos desse gênero de texto:
*  Título: Frase concisa e de alto impacto, também pode ser um slogan.
* Imagem: Elemento gráfico que harmoniza texto escrito e outros modos de linguagem.
* Corpo do texto: Quando existe, amplia a ideia apresentada entre título e imagem, mantendo diálogo com o interlocutor.
*  Marca: Imagem dos autores/responsáveis pelo anúncio.
                                                                                Adaptado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cartaz
1).  Agora que você já fez a leitura atenta sobre o que é um cartaz e qual o elemento constitutivo de sua estrutura leia também os dizeres relativos aos anúncios 1 e 2 para preencher os espaços ao lado de cada figura dos cartazes; o da adolescente indígena e da adolescente negra.
Depois responda as questões de 2 a 7 (páginas 48 e 49) no Caderno Trilhas de Aprendizagens. Se não o recebeu, responda as perguntas em seu caderno.

 ** Não se esqueçam havendo dúvidas estou à disposição é só postar!

Um comentário:

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!