sexta-feira, 26 de junho de 2020

MATEMÁTICA

Roteiro de Estudos 7° Ano – Trilhas da Aprendizagem
Atividade para o dia 26 de junho de 2020
Que todos tenham uma ótima semana. Que estejam saudáveis e se cuidando.
Copie o conteúdo em seu caderno, leia com atenção.

Multiplicação com Números Inteiros
Yara e Tobias estão brincando com um alvo feito de materiais recicláveis.
Na brincadeira, colocam o alvo no chão e cada um lança seis tampinhas a certa distância. Cada tampinha que parar na região verde do alvo vale + 5 pontos e, na região azul, -3 pontos.
Yara acertou 2 tampinhas na região verde e 4 tampinhas na região azul. Vamos calcular sua pontuação:
2. (+5) + 4. (-3)
Na região verde: 2. (+5) = 10 (os valores possuem sinais iguais, portanto, o resultado permanece positivo;
Na região azul: 4. (-3) = -12 (os valores possuem sinais diferentes, portanto, o resultado será negativo.
2. (+5) + 4. (-3)
+10 -12
-2
Caso Tobias acerte três tampinhas na região verde e três tampinhas na região azul, qual será a pontuação dele nessa partida?
3. (+5) + 3. (-3)
15 -9
6
Assim, Tobias venceria a partida.
  • O produto de dois números inteiros, diferentes de zero, com sinais iguais é um número positivo.
  • O produto de dois números inteiros, diferentes de zero, com sinais diferentes é um número negativo.
Lembre-se que produto é o resultado da multiplicação.

Agora é com vocês. Copie e responda no caderno, com ordem e capricho.
  1. Calcule: 
  1. (+9).(-3)
  2. (-15).(-5)
  3. (-12).(+4)
  4. (+8).(+25)
  5. (-72).(-8)
  6. (-105).(+7)
  7. (+240).(+20)
  8. (+96).(-6)


  1. José trabalha em uma sorveteria. A temperatura interna da máquina que ele está fabricando picolés é de -7°C. Se a máquina for ajustada a fim de que a temperatura abaixe, ficando como dobro da temperatura atual, quantos graus Celsius ela vai registrar?

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