domingo, 12 de julho de 2020

GEOGRAFIA


Curiosidades geográficas que afetam nossas vidas.
Como se formam os tornados, furacões e ciclones? 

           
                Imagem do “Ciclone Bomba” se aproximando do sul do Brasil 

Nos últimos dias, moradores da região Sul do Brasil, principalmente de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, contabilizam prejuízos após a passagem de um ciclone extratropical pela região, o “ciclone bomba“, como foi batizado. Saiba a diferença entre furacão, tufão e ciclone tropical.
Ciclone: todo vento violento – tornado, tufão ou furacão – é um ciclone. Aparece quando uma grande área de baixa pressão atmosférica aparece na superfície. Aí o ar se movimenta rápido para lá, gerando ventos convergentes.
Tornado: Dura menos de uma hora, tem menos de 2 km de diâmetro e surge a partir de nuvens do tipo cumulus. Seus ventos têm entre 100 km/h e 480 km/h. 











Furacão: tem diâmetro de centenas de quilômetros e se forma sobre o oceano tropical. Dura vários dias e perde força ao chegar à terra. É um ciclone tropical severo com ventos de mais de 115 km/h. Ocorre no Hemisfério Ocidental, no Oceano Atlântico e centro-leste do Pacífico Norte.veja abaixo como se forma os furacõe

Tufão: é o nome dos furacões do oeste do Pacífico Norte. 


Caso queira saber um pouco mais  leia em: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/qual-a-diferenca-entre-tufao-tornado-furacao-e-ciclone/


Caso queira aprender com auxílio de um vídeo:

Saiba a diferença entre furacão, tufão e ciclone tropical em 





Atividades

  1. Realize pesquisa na internet ou com pessoas que assistiram ou ouviram falar do “ciclone Bomba” e anote  algumas dessas informações no caderno.

  1. Em caso da ocorrência de ciclones o que devemos fazer para nos proteger?

  1. Quais são as diferenças entre furacão e tornado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!