segunda-feira, 20 de julho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA


7).Em sua opinião, o tratamento dado ao assunto é muito específico – voltado exclusivamente para leitores cientistas, ou é simples, tendo a finalidade de informar e ampliar o repertório dos leitores em geral? Por quê?

Pelo fato de lidarem com assuntos ligados a diferentes áreas do conhecimento, os textos de divulgação científica, frequentemente, fazem uso de uma linguagem em que há vocabulário e conceitos indutivos para o raciocínio científico. No entanto, observa-se neles o empenho dos autores em tornar acessíveis, ao grande público, os vocábulos de ordem acadêmico-científica, ou seja, conceitos específicos do campo das ciências. Observe algumas das estratégias utilizadas por quem escreve artigos científicos que circulam, por exemplo, no meio jornalístico:

* Simplificação do conceito científico para facilitar a compreensão do leitor leigo (não especializado), principalmente com uso de comparações e, às vezes, metáfora. 
* Abreviação da linguagem científica sobre o assunto tratado.
* Apresenta uma definição principal do tema, seguida de outras referências e, é claro, de outras definições.
* Há a adequação da linguagem em função de um leitor-modelo e idealizado, ou seja, aquele que, possivelmente, comprará a revista. 
* Dirige-se diretamente ao leitor, por meio de perguntas e, assim, estabelece uma interação.
* Apresenta nomes (pessoas) que são autoridades ou referências da área para validar a discussão proposta no texto ou parágrafo.

8).Releia o 2º parágrafo do texto e diga quais estratégias foram utilizadas pela autora para tornar o assunto acessível aos leitores leigos.

9).Muitas vezes, os cientistas recorrem aos especialistas do assunto abordado para comprovar suas teorias e reforçar a credibilidade da discussão ao futuro leitor, assim, no texto lido, percebemos: 





ESPECIALISTA
FILIAÇÃO UNIVERSITÁRIA
ESPECIALIDADE-complete
Juan Murube Del Castillo
Universidade de Alcalá – Madri

César Ades
Universidade de São Paulo
Etologia
Guillermo Ruben
Universidade Estadual de Campinas

Elias Thomé Saliba
Universidade de São Paulo

Tom Lutz
Sem filiação universitária

Roberto Ziemer
Sem filiação universitária



10).Por que esses especialistas foram utilizados no texto? Como a especialidade científica de cada um deles colabora, ao mesmo tempo, para a manutenção temática e para a construção da autoridade discursiva no texto? Reflita e registre sua resposta nas linhas abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!