quinta-feira, 23 de julho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Língua Portuguesa - 7º ano
23/07

Continuação da aula anterior, as atividades são adaptadas do Caderno da Cidade - Saberes e Aprendizagens a partir da página 30


1). Percebemos que, ao longo do texto, vários estudiosos falam sobre seus pontos de vista. Nesse sentido, responda:
a). Em que a pesquisa do Historiador da Universidade de São Paulo pode ser útil para a população brasileira?

b). Por que podemos entender que um Historiador também é um cientista?

c). No penúltimo parágrafo, há a participação de um psicólogo para atribuir sentido ao assunto. Por que psicólogos, historiadores e oftalmologistas podem ser considerados cientistas?

d) Como as pesquisas de diversos especialistas sobre o mesmo assunto, porém de áreas diferentes, podem contribuir para o leitor do texto da revista?

2) A revista em que foi publicado o texto lido é especializada em assuntos de caráter científico. Tem como objetivo acompanhar o progresso da ciência e desvendar seus mistérios divulgando pesquisas, invenções, curiosidades e tendências de desenvolvimento

b). Releia o 2º parágrafo do texto e estabeleça a estratégia utilizada pela autora para tornar o assunto acessível aos leitores leigos.

c) Muitas vezes, os cientistas recorrem aos especialistas do assunto abordado para comprovar suas teorias e reforçar a credibilidade para o futuro leitor, como percebemos no 3º parágrafo do texto. Quem é o especialista que reforça o estudo? Por que ele é relevante para o assunto em questão?

3) O desejo de tornar as descobertas científicas e tecnológicas acessíveis a um público não especializado fez surgir os textos de divulgação científica. Diante de tudo o que estudamos até agora, escreva, pelo menos, cinco características marcantes do texto de divulgação científica.

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