sexta-feira, 7 de agosto de 2020

ARTE

Arte – Profª Luciene – 07/08/2020
A história da humanidade por meio da pintura
Das paredes das cavernas ao graffiti Muros coloridos, figuras, palavras, crítica, reflexão e informação. Será o graffiti uma arte tão significativa assim? Será o graffiti capaz de nos contar uma história também? Para refletirmos um pouco, vamos voltar a 40 000 a.C., no período Paleolítico, o que sabemos sobre esse período é que as pinturas rupestres, realizadas nas paredes das cavernas, eram uma das formas que os homens narram os acontecimentos. Foram encontradas pinturas que retratavam a caça, os rituais e, até mesmo, as danças, como podemos observar na imagem a seguir: Assim sendo, podemos observar que as pinturas rupestres não apenas são uma manifestação artística, mas também são registros históricos e nos contam como era a vida dos nossos antepassados. Outra forma de registros artísticos, que também encontramos nas paredes, são as pinturas realizadas nas imagens abaixo pelos egípcios da civilização antiga. Eles representavam, em suas pinturas, a sociedade, a religião e a vida após a morte. Hoje, acessamos alguns acontecimentos sobre essa civilização que durou de 3000 a.C. a 30 a.C. Registros da escrita nas paredes também foram encontrados, conhecidos como hieróglifos, a escrita egípcia era representada por figuras que nos contam sobre essa importante etapa da história da humanidade. Já no Império Romano, que durou de 27 a.C. até 476 d.C., também foram encontradas inscrições nas paredes em espaços públicos, também conhecidos como os primeiros registros de graffiti da história. Algumas dessas inscrições eram de caráter político e já faziam parte da cultura popular dessa civilização. Até aqui, pudemos observar que, desde os tempos primórdios, as pessoas já sentiam a necessidade de se expressar por meio da arte, mesmo no período Paleolítico, quando o homem ainda não se comunicava com a linguagem verbal escrita. À época, eles se manifestavam por meio da pintura e, assim, seguiu durante a evolução humana. Pinturas do cotidiano, da religiosidade, das representações humanas, dos costumes, dos rituais e demais coisas contribuíram como registro para aprendermos sobre a história dos nossos antepassados e conhecermos outras civilizações e suas culturas. A humanidade ainda segue se expressando por meio da pintura e utilizando os muros e paredes como suporte para suas obras. Assim é o graffiti, uma arte popular e urbana que, com suas cores vibrantes, nos mostra a vida nas cidades, as pessoas, as comunidades, os problemas, destacam nossa história, expressam as vitórias, expressam as dores, fazem críticas e nos levam à reflexão. Enfim, o graffiti se propõe a comunicar com todos pelas ruas, norteia variados temas e nos oferece a oportunidade de apreciar arte com seu acesso livre. 

Pré-História do Brasil (parte 3): Seridó (RN) e Ingá (PB ... Uma viagem até a arte do Antigo Egito – Montmartre Teresina Letras Antigas Do Texto Grego Da Escrita Na Parede Foto de Stock ...









VAMOS PRATICAR! 
  1. Observe o graffiti realizado por Banksy .

Banksy Graffiti Removal- Graffiti Street Art | Street art banksy ...

  1. Escreva no seu caderno o que você entende da relação dessa imagem  com o tema discutido no texto anterior, isto é, “A história da humanidade por meio da pintura”.
  2. Faça uma pesquisa das obras de Banksy, que seja polêmica e desenhe-a  em seu caderno e explique o que está acontecendo na imagem. 
Boa aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!