terça-feira, 4 de agosto de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA

05/08 – Educação Física – Profª Tatiana
7° Anos
Tema: Lutas

Um dos pontos mais importantes deste assunto, lutas e artes marciais é quebrar o rótulo de “Briga”. Portanto diferenciar “Briga” de “Luta” é extremamente importante. É necessário  a constatação, de que onde existe “briga”, existe a violência e o ônus que isso implica, como por exemplo as punições previstas aos que incorrem nesse erro. Já as lutas, apresentam uma conotação diferente, são tratadas como bônus sempre, um medalhista, um campeão.

As lutas e as artes marciais apresentam, em suas origens, características atribuídas à sobrevivência, ao exercício físico, ao treinamento militar, à defesa e ao ataque pessoal, além das implicações das tradições culturais, religiosas e filosóficas.

        Com o surgimento de outras necessidades e o desenvolvimento de novas técnicas, o ser humano atribuiu outro significado às lutas, e hoje assistimos a um processo de esportivização das mesmas. 

       As lutas orientais são originárias de países como Índia, China, Japão e Coréia. Em sua formação, tinham um caráter voltado tanto para a defesa da nação, quanto para a do próprio praticante. Com o passar dos anos, principalmente após o contato dessas lutas com o Ocidente, surgiram alguns mestres que perceberam nelas potenciais possibilidades educativas, como autodomínio, superação de limites, aumento de concentração, exercício físico e atividades de lazer, situações que vão muito além dos preceitos formados em sua origem.

    Alguns aspectos  podem ser utilizados para diferenciar luta e artes marciais. As artes marciais são práticas corporais de ataque e defesa, podendo ser também caracterizadas como lutas. A principal diferença entre as duas é que os praticantes de artes marciais, principalmente as de origem oriental, consideram que os conteúdos da cultura de origem da   atividade teriam uma orientação filosófica que determinaria a sua diferença com as lutas.

    Atualmente, percebemos que em boa parte dos filmes a que assistimos sobre lutas de origem oriental é preservada a imagem do mestre, o qual, por sua vez, possui uma postura de educador, e ensina aos seus “discípulos” vários preceitos que vão além da própria prática da luta, ou seja, lições que serviriam para a vida.



Atividade:

Após a leitura do texto acima sobre Lutas. Responda no Trilhas de Aprendizagens 2 (Página 82, perguntas 1,2 e 3 de Educação Física).


Até à Próxima 
Se cuidem #fiqueemcasa
Profª Tatiana Souza





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!