quinta-feira, 6 de agosto de 2020

HISTÓRIA

Em nossa última aula nós estudamos as causas da Reforma Religiosa, hoje vamos entender qual foi considerado o início dessa Reforma. Para isso, leia o texto abaixo:
“O movimento protestante iniciou-se na Saxônia, região da atual Alemanha, dirigida pelo monge Martinho Lutero. Em 1517, ao saber da venda de indulgências (perdão para os pecados) autorizada pelo papa Leão X, o monge resolveu manifestar-se publicamente.
Lutero apresentou 95 teses, nas quais denunciava a venda de indulgências e criticava o mau comportamento do clero e do próprio papa.
Apesar das advertências da Igreja, Lutero manteve suas críticas, rompeu com a Igreja e iniciou a Reforma Protestante, fundando uma nova Igreja. Essa nova igreja será a antepassada das atuais igrejas evangélicas.
    Leia abaixo os princípios da doutrina luterana:
  • Salvação obtida pela fé (a fé levaria a pessoa ao céu, não apenas as obras, como caridade);
  • Rejeitou a hierarquia eclesiástica (monges, padres, bispos, papa – acreditava que as pessoas eram livres para se reunir e celebrar a fé em Deus e em Jesus Cristo);
  • Estabeleceu que todo crente é livre para interpretar a Bíblia, sem necessitar da mediação de sacerdotes da Igreja (a Igreja Católica não permitia que as pessoas lessem a bíblia, somente os padres. Lutero defendia que todos poderiam ler e refletir sobre a bíblia);
  • Aboliu o celibato dos padres (Lutero defendia que os líderes religiosos poderiam se casar, o que era proibido aos membros da Igreja católica);
  • Manteve apenas o batismo e a eucaristia como sacramentos (na Igreja católica há sete sacramentos: batismo, confirmação (ou crisma), eucaristia, reconciliação (ou penitência), unção dos enfermos, ordem e matrimônio);
  • Substituiu o latim pela língua nacional nos cultos (Lutero defendia que os líderes religiosos falassem a língua dos membros da igreja e não o latim dos padres).
A doutrina luterana teve um duplo alcance: de um lado, interessou a nobreza, que viu a oportunidade de se libertar da autoridade da Igreja e de confiscar as terras e bens da Igreja. De outro, agradou aos camponeses, que viram na divisão da Igreja a oportunidade de se livraram dos tributos devidos ao clero.   

Agora copie e responda as questões abaixo em seu caderno:
1) Qual foi a motivação da revolta de Martinho Lutero e o que ele fez?
2) Leia os fundamentos da Igreja Luterana e escreva dois que você considerou mais significativos, justificando sua escolha.
3) Por que a reforma realizada por Lutero agradou nobres e camponeses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!