20/08 – HISTÓRIA – 7º ANO
Nas últimas aulas nós estudamos sobre o processo conhecido como Reforma, ocorrida na Europa, durante o século XVI. De maneira geral, pode-se dizer que a Reforma causou a divisão no cristianismo e fez surgir outras igrejas, com diferenças dos fundamentos católicos. Naquele contexto, a Igreja Católica se viu ameaçada com o avanço do protestantismo em várias regiões europeias e sentiu a necessidade de criar mecanismos para frear esse crescimento. As ações da Igreja Católica contra as novas igrejas chama-se Contrarreforma ou Reforma Católica. Para compreender adequadamente esse processo, leia o texto abaixo com atenção:
“A Reforma Protestante e a consequente expansão das novas igrejas pela Europa, gerando a perda de adeptos ao catolicismo, pressionaram a Igreja Católica a iniciar um movimento de renovação. Realizaram um processo de moralização e reestruturação interna.
Para dar início à Reforma Católica, em 1545 o papa Paulo III convocou um concílio (reunião entre os membros da Igreja Católica), na cidade de Trento. O Concílio de Trento reafirmou os dogmas e ritos católicos, como a salvação pela fé e boas obras; a presença de Cristo na eucaristia; a autoridade do papa; a hierarquia eclesiástica; o celibato do clero; a devoção aos santos e à Virgem Maria; os sete sacramentos (batismo, eucaristia, crisma, matrimônio, ordem, penitência e a extrema-unção); e a missa e a bíblia em latim.
O concílio também determinou a criação de seminários para a formação do clero e a elaboração do catecismo, um resumo da doutrina católica para ser usado na evangelização dos fiéis, principalmente jovens e crianças.
Além disso, a Igreja reorganizou o Tribunal do Santo Ofício, criado em 1231, com o objetivo de vigiar, julgar e punir os acusados de heresia (práticas contrárias à doutrina católica). O Tribunal também era responsável pela elaboração do Índice de Livros Proibidos, o Index, que consistia numa lista de livros censurados pela Igreja por serem considerados prejudiciais a fé católica.
A tarefa de expandir e conquistar novos adeptos também foi reforçada com a criação da Companhia de Jesus, em 1534. Os jesuítas, como ficaram conhecidos, eram considerados “soldados de Cristo” e tinham como missão combater o avanço do protestantismo, através da criação de escolas religiosas e, principalmente da conversão de fiéis (inclusive além da Europa, como América, África e Ásia).”
Agora copie e responda as questões abaixo em seu caderno:
1) Por que a Igreja Católica fez a Reforma Católica (Contrarreforma)?
2) Explique o que é um concílio.
3) Quais as principais determinações do Concílio de Trento?
4) Qual a finalidade do catecismo?
5) Qual o objetivo da criação do Tribunal do Santo Ofício?
6) Quais eram as missões dos jesuítas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!