16/09 – Educação Física – Profª Tatiana
7° Anos
Tema: Lutas (Capoeira)
História e características da capoeira
A capoeira foi criada no Brasil por africanos escravizados que trouxeram consigo suas tradições culturais. Para enganar os capitães do mato, que os perseguiam em caso de fuga, os escravos diziam brincar e dançar, por isso essa prática foi sempre acompanhada de música.
No entanto, eles treinavam movimentos de uma luta que podia ser de grande valia durante a fuga até os quilombos. As primeiras rodas foram registradas no Rio de Janeiro, em Salvador e Recife. No início da República, essa prática sofreu uma forte repressão em algumas regiões do país. Os capoeiras eram considerados marginais e delinquentes, podendo até serem presos. Na mesma época, a capoeira ganhou o sobrenome Angola e teve, como precursor, o mestre Pastinha, na Bahia. Essa vertente da capoeira é guiada pela filosofia tradicional, preservando os movimentos originais e rasteiros. Sua ginga é mais leve devido ao ritmo mais lento da música, e os jogos costumam ser mais longos. Além de defesa, a capoeira Angola servia de canal aberto a manifestações culturais do povo negro, de cunho religioso (LIMA, 1991).
Na década de 1930, Manuel dos Reis Machado (mestre Bimba), criou um estilo de se jogar capoeira: a luta regional baiana, chamada de capoeira regional, caracterizada por ter um jogo mais rápido, com forte presença de saltos, movimentos altos e acrobáticos. Em 1953, no governo de Getúlio Vargas, a capoeira começou a ser organizada como ginástica e passou a ser considerada esporte pelo Conselho Nacional de Desporto, em 1972.
A história da capoeira é rica de fatos e acontecimentos intimamente relacionados com história do Brasil. Um trabalho interdisciplinar com os professores de História, Geografia e Literatura favorece a ampliação da compreensão dos alunos sobre os fatos históricos e sociais intrínsecos a essa prática corporal originada em nosso país.
Fonte: texto retirado do livro Práticas corporais 6º ao 9º ano
Atividade:
Após a leitura e compreensão do texto, acesse e responda o questionário através do link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0bNjLn3vhhnFVzDaje nkdn08PVojijIdWwSp9wus9g8ISfQ/viewform?usp=sf_link
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!