terça-feira, 8 de setembro de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA

09/09 – Educação Física – Profª Tatiana
7° Anos
Tema: Lutas(Capoeira)

A capoeira é considerada uma luta criada no Brasil por africanos escravizados, e sua prática é acompanhada de música, que dita o ritmo do confronto. Em 2014, a “roda de capoeira” foi reconhecida como Patrimônio Imaterial e Cultural da Humanidade. “O reconhecimento da ‘roda de capoeira’ pela Unesco é uma conquista muito importante para a cultura brasileira.
A capoeira tem raízes africanas que devem ser cada vez mais valorizadas por nós. Agora, é um patrimônio a ser mais conhecido e praticado em todo o mundo”, destacou a ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler (MINISTÉRIO DA CULTURA, 2014)38.


Os jogos de capoeira ocorrem em uma roda formada pelos instrumentistas e os capoeiras, a qual tem começo e fim demarcados, porém sem duração determinada. Na ladainha, os capoeiras se agacham ao pé do berimbau e os corpos iniciam uma conversa, um jogo de perguntas, respostas e decifração de códigos. O fim do jogo é dado pelo toque diferenciado do gunga. Às vezes, a roda termina com o canto “Adeus, adeus, boa viagê...”, e tanto a bateria quanto os capoeiras da roda dão a “volta ao mundo” em sentido anti-horário até chegarem ao local em que estavam.
A finalização da música e da roda pode ser feita a qualquer momento, com o “iêh” do mestre.



A capoeira pode ser realizada em locais públicos (praças, áreas gramadas, praias etc.) e privados (academias, clubes, escolas etc.).
As vestimentas dos capoeiras são predominantemente brancas, feitas com tecidos leves e que favoreçam os movimentos. Na capoeira regional, há cordões coloridos, que representam a graduação do lutador. Algumas academias utilizam camisetas coloridas.



Após a leitura do texto responda o questionário através do Link: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!