segunda-feira, 28 de setembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

 Língua Portuguesa - 7º ano

28/09

Este texto encontra-se no Caderno de aprendizagens e saberes da página 38


1) leia o texto abaixo para compreender um pouco mais sobre o gênero artigo de divulgação científica. Veja que interessante: 


Por que choramos ao cortar uma cebola? Qual será a química por trás disso?

Quando precisamos cortar uma cebola, vem logo a preocupação com a ardência que ela provoca, não é? Vamos descobrir os motivos pelos quais nós, ao cortarmos cebolas, não conseguimos conter as lágrimas. Qual será a química por trás disso?

O “vilão” desta história é o ácido propenilsulfênico, o fator lacrimogêneo que irrita os

olhos e dispara o reflexo de produção de lágrimas em abundância. Ele se forma através de reações químicas em sequência: quando cortamos a cebola, rompem-se vacúolos liberando as enzimas que promovem a formação dos compostos sulfurados, ou seja, algumas células da cebola se abrem e deixam escapar uma série de compostos.

Um deles é formado por enxofre e, por isso, dizemos ser compostos sulfurados: o sulfóxido do aminoácido cisteína e enzimas chamadas alinases, que provocam a transformação do sulfóxido em ácido propenilsulfênico. Este ácido sulfênico é instável e decompõe-se num gás volátil. O gás dissipa-se pelo ar e atinge nossos olhos, reagindo com a água e formando uma solução de ácido sulfúrico.

O ácido formado irrita as terminações nervosas do olho, fazendo-os arder, e as glândulas lacrimais são estimuladas a produzir lágrimas para lavar o globo ocular para retirar o ácido sulfúrico. As maneiras de conseguirmos diminuir a formação do ácido sulfúrico são:

• Cortar a cebola dentro de uma bacia com água ou em água corrente: o ácido irá se formar antes de atingir os olhos, e como ele não é volátil, não conseguirá atingi-los, a não ser que coloquemos as mãos sujas nos olhos.

• Outra opção será cortá-la gelada ou com uma faca gelada, o que irá diminuir a difusão das enzimas e do gás.

• Podemos também usar uma faca bem afiada, pois assim rompemos menos as células da cebola e, por consequência, ocorrerá menos liberação dos compostos de enxofre que desencadeiam todo o processo de irritação nos olhos.

Assim, agora você sabe que o que faz a gente chorar são os gases que a cebola libera na hora em que alguém passa a faca no vegetal. Em contato com a água dos olhos, eles reagem e formam um ácido que irrita o globo ocular. Aí, para se livrar do incômodo, o organismo contra-ataca, produzindo um rio de lágrimas.

Disponível: http://www.oieduca.com.br/artigos/voce-sabia/por-que-choramos-ao-cortar-uma-cebola.html. Acesso em: 29 dez. 2017.


Vamos praticar! 


2). O texto acima aborda um tema de natureza científica que certamente interessa a um grande número de pessoas. Qual é o tema do texto?

3). Indique, entre os itens que seguem, aquele que traduz melhor a finalidade desse tipo de

Texto.

(a) Convencer o interlocutor do ponto de vista defendido pelo autor.

(b) Ensinar como se faz um relatório científico.

(c) Expor um conteúdo de natureza científica.

(d) Relatar experiências pessoais.


4). Agora, retire, do texto, um trecho que comprove sua resposta anterior


5). Por que este texto é uma artigo de divulgação científica?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!