quinta-feira, 1 de outubro de 2020

HISTÓRIA

 01/10 – HISTÓRIA – 7º ANO

Revolução Industrial

Olá! Em nossa última aula nós estudamos sobre o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e quais as diferentes maneiras que as pessoas usaram para se comunicarem.

Hoje estudaremos um acontecimento histórico que trouxe muitas mudanças e até hoje seus reflexos estão presentes na sociedade. Trata-se da Revolução Industrial e estudaremos esse conteúdo a partir da ideia de desenvolvimento tecnológico trabalhado nas aulas anteriores. Para compreender esse processo, leia abaixo um resumo sobre a Revolução Industrial e faça a tarefa a seguir:

“A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.

Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.

A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.

(...)

A Primeira etapa da Revolução Industrial

Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.

A Segunda Etapa da Revolução Industrial

A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.

A Terceira Etapa da Revolução Industrial

Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época.

"Resumo - Revolução Industrial" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2020. Consultado em 24/09/2020 às 00:52. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php


  • Após a leitura do texto, copie e preencha a tabela abaixo em seu caderno:


REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

ONDE OCORREU


QUANDO OCORREU


TRANSFORMAÇÕES NO SÉCULO XVIII


COMO ERA A PRODUÇÃO ARTESANAL


COMO ERA A PRODUÇÃO NA MANUFATURA


POR QUE SE INICIOU NA INGLATERRA


DUAS CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL


DUAS CARACTERÍSTICAS DA SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL


DUAS CARACTERÍSTICAS DA TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!