sexta-feira, 30 de outubro de 2020

HISTÓRIA

 26ª semana – História – 7º ano – Professora Bruna


Correção da atividade do dia 22/10/2020 – História – 7º A e B

1) Por que Sarah apanhou?

R: Porque sua máquina estava parada.

2) Como Sarah reagiu à violência do supervisor?

R: Ela disse que contaria a sua mãe.

3) Por que você acha que o supervisor e o chefe não tiveram receio de bater na menina?

R: Resposta pessoal.

4) Pergunte a um adulto que more com você se ele já vivenciou algum tipo de violência no local de trabalho. Se sim, escreva o relato. Se não, por que ele acha que não ocorre mais violência contra os trabalhadores.

R: resposta pessoal.

29/10/2020 – HISTÓRIA – 7º A e B

Em nossa última aula nós lemos o depoimento de uma trabalhadora do século XIX (19). Hoje vamos entender como os trabalhadores se uniram para lutar e modificar as péssimas condições de trabalho a que estavam submetidos.

Os operários não aceitaram passivamente as péssimas condições de trabalho das fábricas. Uma de suas primeiras reações foi o LUDISMO, um movimento de trabalhadores que lutavam por melhores salários e condições de vida. Os ludistas culpavam as máquinas pela queda dos salários e pela falta de emprego e, por isso, invadiam fábricas para destruí-las. O governo inglês reprimiu os ludistas violentamente e, em 1813, chegou a enforcar treze dos seus líderes. 

Mas o movimento operário continuou a sua luta por outros meios. As associações operárias dos países europeus que estavam se industrializando, como a Grã-Bretanha, a Bélgica e a França, passaram a organizar greves e passeatas nas quais exigiam a redução da jornada de trabalho, a abolição dos castigos físicos nas fábricas e o aumento de salário. Nessa luta, as associações operárias se fortaleceram e evoluíram, dando origem aos sindicatos.

Na Inglaterra, os trabalhadores também lutaram para aumentar sua participação política. Num documento chamado Carta do Povo (1838), exigiam voto universal, para que os representantes da classe trabalhadora também pudessem votar e ser eleitos para o Parlamento (local responsável por fazer as leis). Depois de décadas de luta, em que morreram muitos trabalhadores, os governos dos países industrializados instituíram leis trabalhistas.

Conheça algumas conquistas dos trabalhadores que lutaram naquela época:

  • 1833 – limitou o trabalho das crianças entre 10 e 13 anos a 48 horas semanais; entre 13 e 18 anos a 69 horas semanais.

  • 1842 – proibiu o trabalho infantil e feminino nas minas de carvão.

  • 1846 – suprimiu os impostos sobre os cereais importados, como o trigo (que encarecia o preço do pão)

  • 1847 – estabeleceu jornada de trabalho de 10 horas.

  • 1878 – limitou o trabalho das mulheres a 56 horas e meia nas fábricas de algodão e a 60 horas nas outras fábricas.

  • 1919 – estabeleceu a jornada a 8 horas diárias.


Agora copie e responda as questões abaixo em seu caderno:

1) De acordo com o texto, como agiam os ludistas e o que ocorreu com aquele movimento?

2) Quais as outras formas de organização de trabalhadores são citadas nos textos?

3) O que os trabalhadores queriam modificar?

4) Por que era importante os trabalhadores lutarem pelo direito de votar e ser votado?

5) Releia os direitos conquistados pelos trabalhadores daquela época, escolha dois, escreva em seu caderno e justifique porque você os considera importantes.

6) Pergunte para um adulto quais são, na opinião dele, os dois direitos mais importantes para um trabalhador?



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