Língua Portuguesa 7º ano
05/10
Texto1
Por que essa discussão? Qual o problema com a palavra “ciência”?
A palavra “ciência” originalmente queria dizer apenas “sabedoria, conhecimento” (em latim). Por volta dos séculos XVII e XVIII ainda se dizia “ciência” ou “filosofia” quase que indiferentemente, sem distinguir uma coisa da outra. Tudo o que se estuda hoje em cada uma das ciências atuais era, inicialmente, um assunto estudado pela filosofia — falava-se, por exemplo, em “filosofia natural” para o conjunto disso tudo que mais tarde passou a ser chamado de “física”, “química”, “biologia” etc. Com o tempo, esses campos de pesquisa foram se desenvolvendo e se separando da filosofia, sendo chamados apenas de “ciências” (não de “filosofia”) e, desse modo, a palavra “ciência” foi assumindo um sentido próprio.
No século XIX (com Auguste Comte, o mesmo fundador “oficial” da Sociologia) surgiu na França o positivismo, uma tendência filosófica que criticava a própria filosofia considerando-a inferior as tais “ciências” — porque nelas, já que haviam se livrado do campo de debates intermináveis que era a filosofia, estavam-se firmando respostas e resultados seguros, com menos questionamento e mais progresso. O positivismo logo se tornou muito influente, se espalhando por todo o mundo — porque combinava muito bem com a nova forma de organização econômica que vinha se firmando em toda parte, o capitalismo.
Assim, todos os debates e questionamentos incessantes que formam a filosofia — e pelos quais ela não combina tão bem assim com o capitalismo — acabaram sendo depreciados e cada vez menos divulgados. E as ciências humanas (psicologia, sociologia, história etc.) — que ainda se estruturavam de maneira muito próxima àquela da filosofia, com muitas teorias divergentes e se desenvolvendo sempre com uma larga margem de incertezas — começaram cada vez mais a insistir em ser consideradas como “ciências” e distanciadas da filosofia, tomando as ciências exatas e naturais como modelo e passando a imitá-las em seus processos de pesquisa, de forma a quantificar dados e análises para que seu futuro leitor não questionasse os resultados obtidos.
Disponível em: http://projetoquem.com.br/index.php?lang=pt-br&menu=5&submenu=10 . Acesso em: 29 dez. 2017.
Após a leitura acima, sobre a origem da palavra ciência e a concepção que temos hoje dela, leia também esta matéria do Jornal Joca edição de 10 de setembro da seção Ciência e tecnologia:
Texto2
CIÊNCIA E TECNOLOGIA 10 DE SETEMBRO DE 2020
Riders Republic, game de esportes radicais, é divulgado.
Jogo será lançado para PlayStation 5, Xbox Series X/Series S, PlayStation 4, Xbox One e PC.
No dia 10 de agosto, foi realizado o Ubisoft Forward, evento que mostrou alguns dos próximos lançamentos do mundo dos videogames. Uma das novidades mais comentadas foi o Riders Republic, jogo sobre esportes radicais.
O título vai funcionar no formato multiplayer, ou seja, você poderá jogar com amigos e pessoas do mundo inteiro. Cada sala vai ter até 50 jogadores. O formato “mundo aberto” vai permitir explorar os cenários (inspirados em lugares reais) livremente.
O trailer frenético mostrando os esportes radicais disponíveis no game fez sucesso no YouTube. Assista aqui: https://youtu.be/rqOJ0xpGl68
Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/riders-republic-game-de-esportes-radicais-e-divulgado/
Acesso em 29/09/2020.
Responda as questões propostas:
1) De acordo com o texto 1 a palavra ciência surgiu com a concepção/significado que conhecemos hoje? Justifique.
2) Você acha que há uma relação direta entre ciência e tecnologia? Explique.
3) Faça uma pesquisa sobre as habilidades necessárias a um profissional que desenvolva games.
4) O que você achou do vídeo sugerido? Comente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!