quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Educação Física

 25/11 – Educação Física – Profª Tatiana

7° Anos

Tema: Esportes de Aventura/ Slackline

    Cássaro (2011) coloca que, apesar da semelhança com a “corda bamba”, portanto, ligada à secular arte circense, o slackline surgiu no início da década de 1980 com praticantes de escalada na Califórnia, nos Estados Unidos, quando, por motivos climáticos, eles não podiam escalar. Para não ficarem desanimados, um grupo de escaladores resolveu esticar suas fitas tubulares (que ancoram as cordas) e fixá-las em pontos distintos, utilizando as técnicas de ancoragem. Em seguida, seus integrantes começaram a se equilibrar sobre essas fitas colocadas horizontalmente perceberam que essa prática melhorava o desempenho na escalada.


    O slackline consiste, basicamente, em fixar uma fita, que varia entre 2,8 cm e 5 cm de espessura, atualmente construída especificamente para a modalidade, em dois pontos distintos (as distâncias variam), estendendo-a até ficar bem tensionada. O praticante deve se equilibrar nela, o que exige concentração e propriocepção. Os kits de slackline contam com manuais,

catraca para tracionamento e proteções para a fita (CÁSSARO, 2011).


    Há várias modalidades no slackline, as quais são determinadas pelo comprimento da fita, o ambiente e as manobras realizadas em sua prática. Recomenda-se, na escola, o trickline, modalidade que é realizada em uma fita cujo comprimento varia de 7 m a 15 m. Ela deve ficar próximo ao solo (entre 30 cm e 1 m de altura) e bem tensionada. De preferência, coloque-a em um local gramado, com areia ou colchões, para amenizar as quedas. Em outras modalidades, como o longline, o comprimento da fita supera os 20 m. No waterline, ela é estendida sobre piscinas, rios, lagos e mar. No highline, a fita é colocada acima de 5 m de altura.

Retirado do livro : Práticas Corporais 6º ao 9º ano.



Vivência:


Que tal vivenciar a experiência do Slackline em casa?


-Estenda cordas em linha reta no chão, ou até mesmo a marca da linha que tenha em um piso por exemplo. Você vai imaginar que está no slackline, os pés são colocados em posição longitudinal sobre a fita, ou seja, o pé inteiro fica sobre ela (dos dedos ao calcanhar). Coloque um a meta para atravessar  e não pode sair da linha, para melhor a sua experiência, feche os olhos e use a sua imaginação. 



Após a leitura e vivência responda o questionário através do link: 


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeX8ILNVocZ_3LvkKxMUGfYgWymMMimNEgpLtJ9745hk6IYKQ/viewform?usp=sf_linkATERIAL IGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!