Língua Portuguesa - 7º ano
16/11/2020
O problema do analfabetismo funcional no Brasil
Conforme dados de 2005 do IBOPE, no Brasil o analfabetismo funcional atinge cerca de 68% da população (30% no nível 1 e 38% no nível 2). Somados esses 68% de analfabetos funcionais com os 7% da população que é totalmente analfabeta, resulta que 75% da população não possui o domínio pleno da leitura, da escrita e das operações matemáticas, ou seja, apenas 1 de cada 4 brasileiros (25% da população) é plenamente alfabetizado, isto é, está no nível 3 de alfabetização funcional.
O censo 2010 mostrou que uma entre cinco pessoas (20,3%) são analfabetas funcionais. O problema maior está na região Nordeste, onde a taxa de analfabetismo funcional chega a 30,8%.
Em 2012, o Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa divulgaram o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) entre estudantes universitários do Brasil e este chega a 38%, refletindo o expressivo crescimento de universidades de baixa qualidade durante a última década.
Esses índices tão altos de analfabetismo funcional no Brasil devem-se à baixa qualidade dos sistemas de ensino, à falta de infraestrutura das instituições de ensino e à falta de hábito e interesse de leitura do brasileiro. Em alguns países desenvolvidos e/ou com um sistema educacional mais eficiente, esse índice é inferior a 10%, como na Suécia, por exemplo.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_funcional acesso em: 28/10/2020.
Análise textual
1) o que é analfabetismo funcional?
2) o texto aponta razões que justificam os altos índices de analfabetismo funcional no Brasil. Quais são eles?
3) O que você pode fazer para potencializar (melhorar) seu processo de escolarização levando-se em conta as razões apontadas na resposta acima?
4) Partindo do que você pensa sobre o assunto, e o que foi exposto até aqui faça um breve comentário. Sugestão: escreva suas reflexões em cerca de dez linhas que podem ser divididas em três parágrafos.
Correções 7º ano
05/11/2020
1). Significa que ele é um dos analfabetos funcionais aos quais o texto refere-se.
2) Elaboração de texto pelo aluno (pessoal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!