Olá! Hoje vamos estudar alguns acontecimentos ocorridos no continente europeu. Antes de começar, vamos relembrar a linha do tempo tradicional para nos localizarmos no tempo:
Você deve se lembrar que no começo do ano nós estudamos sobre o período chamado Idade Média, hoje estudaremos a transição (ou passagem) da Idade Média para Idade Moderna (observe a linha do tempo para identificar esses períodos) e as principais características do Renascimento (um dos acontecimentos da Idade Moderna).
A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio. E, como não poderia deixar de ser, tais mudanças trouxeram novas formas de viver e de pensar o mundo, o que resultou num amplo movimento artístico e científico chamado de Renascimento (no caderno Trilhas de Aprendizagem você encontrará atividades sobre o Renascimento-página 118).
O RENASCIMENTO
O Renascimento Cultural foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.
Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam em suas obras os valores, ideais e nova visão do mundo, de uma sociedade que emergia da crise do período medieval.
Na Idade Média, grande parte da produção intelectual e artística estava ligada à Igreja. Já na Idade Moderna, a arte e o saber voltaram-se para o mundo concreto, para a humanidade e a sua capacidade de transformar o mundo.
Os renascentistas rejeitavam os valores feudais a ponto de considerar o período medieval como a "Idade das Trevas", e por isso a época obscura seria abolida por um "renascimento cultural". Assim, opunham-se ao teocentrismo, ao misticismo, ao geocentrismo e ao coletivismo.
O traço marcante do Renascimento era o racionalismo. Baseado na convicção de que tudo se podia explicar pela razão e pela observação da natureza, tentava compreender o universo de forma calculada e matemática.
O elemento central foi o humanismo, no sentido de valorizar o ser humano, considerado a obra mais perfeita de Cristo.
Daí surge o antropocentrismo renascentista, ou seja, a ideia do homem como centro das preocupações intelectuais e artísticas.
Outras características do movimento renascentista foram o naturalismo, que pregava a volta à natureza; o hedonismo que defendia o prazer individual como o único bem possível e o neoplatonismo que defendia uma elevação espiritual, uma aproximação com Deus através de uma interiorização em detrimento de qualquer busca material.
Agora copie e responda as questões abaixo em seu caderno de história:
1) Escreva as datas e acontecimentos que marcam o início e o fim da Idade Média e da Idade Moderna (observe a linha do tempo).
2) Escreva as mudanças ocorridas na Europa no fim da Idade Média.
3) Quando e onde começou o Renascimento cultural.
4) Qual o interesse da arte e do saber durante a Idade Moderna.
5) Escreva as características do Renascimento citadas no texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!