Profª Luciene – 03/07/2020 – 7º ano
Literatura de cordel
A Literatura de Cordel, um tipo de poema popular, impresso em folhetos, geralmente expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome.
A literatura de cordel tornou-se uma tradicional forma de narrativa no Nordeste brasileiro, sendo, há algumas décadas, não apenas um elemento da cultura nordestina e nortista, mas um propagador das tradições dessas regiões. Sua origem vem dos trovadores medievais e da Renascença, que, com a possibilidade de imprimir em grande escala, criaram não só os cordéis, como deram início à imprensa.
Principais características
- O texto é escrito com métrica fixa e rimas que fazem a musicalidade dos versos;
- É de grande importância para o folclore, já que os cordéis tratam dos costumes locais, fortalecendo as identidades regionais;
- A literatura de cordel é muito conhecida por suas xilogravuras (gravuras em madeira), que ilustram as páginas dos poemas.
Xilogravura
A Xilogravura é uma arte milenar que marca a identidade da cultura do Nordeste do Brasil e retrata o rico imaginário da cultura popular a partir de temáticas religiosas, políticas e situações do cotidiano. A técnica consiste em talhar um pedaço de madeira usando facas e canivetes bem amolados ou ferramentas prórpias e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.
Xilogravuras:
Atividade: 1- Fazer um desenho com estilo de xilogravura, pesquise na internet, faça uma releitura.
2- Tema “Festa Junina”
3- Fazer no caderno de desenho ou folha sulfite, pode ser colorido ou preto e branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!