segunda-feira, 6 de julho de 2020

GEOGRAFIA


Caso queira ler a reportagem:


A reportagem traz a informação do aumento do desemprego nas cinco regiões brasileiras, além do grande número de 1,2 milhão de desempregados relacionados ao coronavírus, a reportagem também traz a importância de se conhecer quais são as 5 regiões brasileiras. Você se lembra quais são as regiões brasileiras?

A música “Desemprego” de Renato Russo também aborda a mesma questão, ressaltando que essa música foi escrita no final do século passado, com isso, consegue- se notar que o desemprego é algo que aparece na sociedade de tempos e tempos.


Desemprego
Renato Russo


Não sei se tenho medo
Não sei se tenho medo
Trabalho o tempo inteiro
Estou procurando emprego
E é mais um aumento
Não tenho mais dinheiro
Atraso o aluguel
Não compro alimento (...)

Caso queira ouvir a música inteira:


O Jornal da USP no Ar  traz a reportagem “Desemprego causa impacto social e psicológico na população” -Além da perda do meio de sustento, isolamento e falta de reconhecimento atingem profissionais,onde contou com a participação do professor Marcelo Afonso Ribeiro, do Departamento de Psicologia Social e Trabalho do Instituto de Psicologia da USP e coordenador do Centro de Psicologia Aplicada no Trabalho.
O especialista explica que, como o trabalho é considerado parte essencial da vida pelas pessoas, quando se está desempregado, há a exclusão social do indivíduo de parte da sociedade. A tendência é o profissional acreditar que ele é o responsável pela perda do emprego, algo nem sempre verdadeiro. A culpa, segundo Ribeiro, desperta um sentimento de irresponsabilidade e desqualificação, cenário capaz de paralisar a busca de alternativas pela pessoa, agravando a situação.
A vida profissional também está muitas vezes atrelada ao círculo e lugar social do funcionário, ou seja, as pessoas sofrem com a perda do meio de sustento, com o isolamento e a falta de reconhecimento. O professor ainda afirma que as melhores oportunidades de emprego são destinadas para uma pequena parcela dos cidadãos. O estado pode se tornar mais crítico e causar depressão ou vícios, por exemplo. Esse acontecimento se deve à organização da sociedade em torno do emprego, mas o especialista esclarece que o contexto já evidencia tendências de mudança.
A solução, para Ribeiro, é mostrar para a população que existem outras formas trabalho, além do considerado emprego formal. Ele ressalta a importância da mudança de pensamento pela população sobre determinadas áreas, como a informalidade, a qual considera uma questão histórica no Brasil, que deveria ser mais bem organizada pelo governo e vista como um potencial mercado de trabalho. O professor também fala sobre opções para aqueles que procuram ajuda: a busca por recursos públicos e conversas com pessoas próximas que podem compartilhar experiências. Caso queira ver a reportagem na íntegra:




A charge, desenho acima, trata  da conversa de dois engravatados (Presidente da República e Ministro da Economia) sobre o desemprego, quando um deles fala:- Dando de Bico no Desemprego, ou seja, o personagem faz alusão ao Bico, quando o trabalhador exerce suas atividades não registrada  na carteira do trabalho e com isso,  deixa  de ter o inúmeros direitos trabalhistas, assim como os trabalhadores que estão do lado de fora do prédio. 
Uma segunda leitura da charge, pode ser feita em alusão ao futebol quando o jogador chuta a bola de bico, ou seja, de qualquer jeito, não dando importância para a quantidade de desempregados e acreditando no trablho informal como solução para sociedade.


Atividades

1) Pesquise qual a região brasileira com  o maior número de desempregados.

2) Segundo o professor Marcelo Afonso Ribeiro qual é a solução para o desemprego?

3) O que significa emprego informal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!