segunda-feira, 6 de julho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA


Atividade adaptada do caderno de saberes e aprendizagens

Canção Pra Você Viver Mais
Nunca pensei um dia chegar
E te ouvir dizer
Não é por mal
Mas vou te fazer chorar
Hoje vou te fazer chorar
Não tenho muito tempo
Tenho medo de ser um só
Tenho medo de ser só um
Alguém pra se lembrar
Alguém pra se lembrar
Alguém pra se lembrar
Faz um tempo eu quis
Fazer uma canção
Pra você viver mais
Faz um tempo que eu quis
Fazer uma canção
Pra você viver mais
Deixei que tudo desaparecesse
E perto do fim
Não pude mais encontrar
O amor ainda estava lá
O amor ainda estava lá
Faz um tempo eu quis
Fazer uma canção
Pra você viver mais …

                              Fonte: LyricFind
Se puder acesse e ouça https://www.letras.mus.br/pato-fu/30234/ acesso em 02/0/2020

Fernanda Takai, cantora da banda Pato Fu, começou a escrita de uma letra de música cujo título é “ Canção para você viver mais”, mas não a finalizou. A canção possui uma forte ligação com a história de vida de seu pai, que estava falecendo de câncer. Na primeira iminência da morte dele, Fernanda até tentou terminar a letra, mas não conseguiu. A empreitada de redigi-la foi assumida por seu esposo, John Ulhoa.
Ouça a reprodução da música, mas desta vez, prestando atenção a detalhes que compõem a melodia, como harmonia na produção dos sons dos instrumentos, a voz da cantora e outros aspectos que considerarem relevantes.
A perda de um ente querido, em nossa sociedade, desencadeia um processo emocional que, geralmente resulta em choro. Isso acontece, principalmente, porque eventos como esses em nossa sociedade não são marcados apenas por uma profusão de sentimentos, mas também por aspectos socioculturais.

1) Após a leitura e escuta que você realizou da canção, responda às seguintes questões:

A cantora, isto é, a interprete Fernanda Takai, ao afinar-se com os instrumentos e a proposta da música, estabelece uma relação de significados entre aquilo que está na letra da canção e os vários sentidos que criamos a medida que escutamos os diversos sons dos instrumentos e da voz de Fernanda. Que sentimento a junção a letra, a voz e os sons dos instrumentos produz em você? Explique.

2) ao ler a canção e, depois escutá-la, quais outros sentidos você daria à letra? Considere o fato de você já conhecer parte do contexto de produção da obra.


3) Tendo em vista o contexto de produção da obra, explique por que o eu lírico afirma fará alguém chorar nos versos: “Mas eu vou te fazer chorar/ Hoje vou te fazer chorar”. Por que alguém choraria?


4) Qual a relação entre o título (Canção para você viver mais) a letra e o contexto de produção da obra? Comente.

5) O pronome do caso reto “eu” e o de tratamento “você” foram empregados na letra da canção com o objetivo de estabelecer um diálogo entre dois sujeitos que “falam” no texto. Em alguns momentos, a própria forma como o verbo se apresenta em alguns versos dispensa a presença explícita da referência do “eu”. Isso porque podemos recuperar o tempo, o modo e a Pessoa a que esse verbo está se referindo. Nesse caso, costumamos dizer que ocorreu a elipse, ou seja, um termo foi ocultado, pois por meio de outro já era possível compreender algo. No entanto, como se trata de um diálogo, há mais de um “eu” nas estrofes.
Copie passagens da letra da música em que os pronomes como eu ou você sofreram elipse, ou seja, foram ocultados de forma que não comprometem o bom entendimento da letra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!