quarta-feira, 29 de julho de 2020

HISTÓRIA

7º ano – HISTÓRIA – 30/09
Reforma Religiosa
Na última aula você analisou a imagem de duas igrejas, uma evangélica e uma católica. Hoje em dia parece comum a existência de igrejas evangélicas, mas nem sempre foi assim. Hoje vamos entender como surgiram as igrejas evangélicas.
No começo do ano, quando estudamos sobre a Idade Média, vimos que a Igreja Católica era a única aceita na Europa, era uma organização muito rica, poderosa e influente. Os reis eram católicos e as pessoas eram obrigadas a seguir a religião do rei, logo toda a população também era católica. Mas após o Renascimento, a mentalidade das pessoas mudou, assim como as relações nas cidades e o surgimento de novos pensadores, o que favoreceu o surgimento de outra igreja.
O surgimento de uma nova igreja ficou conhecido como REFORMA RELIGIOSA ou REFORMA PROTESTANTE e ocorreu no século XVI, na Europa. De maneira resumida, podemos dizer que ocorreu uma divisão dentro do cristianismo, propiciando o surgimento de uma nova igreja, mas que tinha como base a crença em Deus e em Jesus Cristo, assim como a Igreja Católica. Porém, essa nova igreja apresentava muitas diferenças e vamos aprender sobre elas. Leia o texto abaixo para compreender esse processo:
Causas da Reforma Protestante
As transformações ocorridas na Europa Ocidental durante a Idade Moderna também afetaram a religião. Alguns reis europeus passaram a não concordar com o poder do papa e a Igreja começou a perder espaço em alguns locais. 
Além disso, a Igreja Católica viu seu poder ser abalado por uma série de críticas surgidas dentro da própria instituição. Isso porque desde o final da Idade Média a Igreja vinha se desviando de seus princípios e valores iniciais, usufruindo, por exemplo do luxo, riqueza e ostentação. Além disso, boa parte do clero desrespeitava as regras religiosas, como o celibato, não estava preparada para conduzir a missa e tratava com descaso os cultos e ritos religiosos. Muitos também vendiam bençãos, objetos tidos como sagrados, cargos religiosos e favores divinos.
Esse quadro de enfraquecimento do poder da Igreja Católica e de críticas à instituição gerou um amplo movimento reformista que deu origem a novas igrejas cristãs: a Reforma Protestante.
  • Agora copie e responda as questões abaixo em seu caderno:
  1. O que foi a Reforma Protestante?
  2. Quando e onde ocorreu essa Reforma?
  3. Quais eram os problemas da Igreja Católica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!