quarta-feira, 29 de julho de 2020

ATIVIDADE DIVERSIFICADA DE HISTÓRIA

ATIVIDADE DIVERSIFICADA DE HISTÓRIA


Oficina de mapas em grupo: profa Célia.




África: Um continente em movimento





De acordo com a historiadora africanista Leila Leite Hernandes “os testemunhos escritos permitem-nos identificar as principais organizações sociais e políticas na África pré-colonial, de 1500 a 1800, genericamente denominados “reinos”, “estados” e “impérios”.

ATIVIDADE 1: Após observar e analisar o mapa 1 faça o que se pede:

  1. Colorir (com cores diferentes) os reinos destacados com um círculo no mapa, assim como os mares e oceanos que o cercam (ATENÇÃO!! A COR AZUL SÓ PODE SER UTILIZADA PARA DESTACAR ÁGUA E NUNCA PORÇÕES DE TERRA)
  2. Elabore uma legenda para este mapa de acordo com as cores escolhidas por você para representar os reinos africanos.
  3. Dê um título a este mapa.




























MAPA 1:

 “A chegada dos colonizadores europeus no interior da África significou uma ruptura dramática do processo de desenvolvimento cultural e econômico dos povos que ali viviam. Os colonizadores portugueses foram os primeiros a construir entrepostos comerciais na costa atlântica da África para deportar escravos para as plantations americanas. Calcula-se que esse lucrativo negócio tenha deslocado 11 milhões de negros até o final do século XVIII, estabelecendo-se uma importante zona comercial entre a Europa e as colônias europeias na África e nas Américas. Na segunda metade do século XIX, iniciou-se uma segunda fase da dominação europeia, que envolveu também a África do Norte. Com o processo de industrialização na Europa, era crescente a necessidades de alimentos e matérias-primas. Assim, não bastava apenas o trabalho forçado dos escravos africanos, mas buscava-se também as riquezas naturais do continente. Aos poucos, o território africano começou a ser partilhado pelas potências coloniais europeias (cf. mapa a seguir). Para isto, inúmeras associações e expedições científicas foram incentivadas pelo Congresso de Viena, realizado em 1815.” (manual de formação para geografia da UNESP em:







ATIVIDADE 2
 Após observar e analisar o mapa 2 faça o que se pede:
  1. Colorir (com cores diferentes) os países separados por fronteiras neste mapa assim como os mares e oceanos que o cercam (ATENÇÃO!! A COR AZUL SÓ PODE SER UTILIZADA PARA DESTACAR ÁGUA E NUNCA PORÇÕES DE TERRA)
  2. Elabore uma legenda para este mapa de acordo com as cores escolhidas por você para representar os países africanos.
  3. Dê um título a este mapa.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKx_ls5Nu9b-sMuhLF4Xk4i8xiZMRes0AvVEhGuU81TDYTkH_oAQs3U05r_0p-aHsQdO8ih5iL7LeAGRx1NQjs8-sxYGbGcorFvD8K4xt-Gp9Xt5K19Dt4Dw14apd3g8exS0TXX-DhFg5b/s1600/africa-paises.jpg


ATIVIDADE 3: após trabalhar com os mapas responda as questões

  1. Quais são as diferenças que você nota entre o mapa 1 e o mapa 2?

  1. Em qual contexto histórico se insere o mapa 1?
  2. Em qual contexto histórico se insere o mapa 2?
  3. Explique com suas palavras quais os tipos de problemas que as mudanças ocorridas no mapa do continente africano causou e ainda causa para os povos africanos. 



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