segunda-feira, 17 de agosto de 2020

GEOGRAFIA

17. 08 – GEOGRAFIA





A África, mãe e berço da humanidade 




Lembrando mais uma vez que a África é um continente. A História da África, geograficamente, teve início com a divisão da Pangeia há 300 milhões de anos. O supercontinente deu origem a dois blocos: Laurásia (América do Norte e Eurásia) e Gondwana (América do Sul, África, Índia, Austrália e as ilhas do Pacífico Sul).


Por exemplo, a África é conhecida como mãe e berço da humanidade, pois segundo os registros antropológicos o ser humano surgiu neste continente, e somente depois de um determinado período passou habitar outras regiões do planeta( veja mapa abaixo). O que isso quer dizer? Se a cultura corresponde a tudo que o ser humano realiza, então categoricamente podemos afirmar que foi no continente africano onde a cultura se iniciou.

Caso possa, assista o vídeo para entender a origem dos povos https://www.youtube.com/watch?v=odL27T9AevQ

A semelhança entre o Brasil e o continente africano começou a partir desse episódio. As similaridades são encontradas nas formações rochosas, fósseis de animais e rastros de vegetação. O recorte litorâneo dos locais também chama atenção, o encaixe é como de um quebra-cabeças.


 A desconstrução do racismo entre nós


1.Se um amigo, colega ou irmão foi discriminado, abrace-o, apoie-o. Mostre-lhe que a diferença entre as pessoas é legal e que cada um pode usufruir de seus direitos igualmente. Toda criança tem o direito de crescer sem ser discriminada.

2. Não classifique o outro pela cor da pele, procure lembrar o nome ou chamar de amigo. Lembre-se: racismo é crime.

3. Denuncie! Em todos os casos de discriminação, busque defesa no conselho tutelar, nas ouvidorias dos serviços públicos, na OAB, nas delegacias de proteção à infância e adolescência e na direção da escola. A discriminação é uma violação de direitos.

4. Proporcione e estimule a convivência de crianças de diferentes raças e etnias nas brincadeiras, nas salas de aula, em casa ou em qualquer outro lugar.

5. Entre familiares, amigos e colegas valorize e incentive o comportamento respeitoso e sem preconceito em relação à diversidade étnica e racial.


6. As escolas são grandes espaços de aprendizagem. Em muitas, as crianças e os adolescentes estão aprendendo sobre a história e a cultura dos povos indígenas e da população negra; e como enfrentar o racismo. Ajude a escola a também adotar essa postura, converse com todos sobre esses assuntos.


Atividades

  1. Crie uma frase que possa ser usada para combatermos o racismo. Lembrando que as palavras (África, mãe, berço e vidas, negras ) devem ser usadas.

  1. Por que o continente africano é considerado como mãe e berço da humanidade?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!