Língua Portuguesa - 7º ano
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Continuação....
VOCABULÁRIO
Especiaria: conjunto dos temperos que os europeus traziam das terras distantes, especialmente da Índia, do sudeste asiático, da África.
Frei: aquele que faz parte de antigas ordens religiosas e militares.
Motim: tumulto, revolta ou agitação popular.
Nau: antiga embarcação à vela, de alto bordo, com três mastros e numerosas bocas de fogo.
Pajem: jovem serviçal que, na Idade Média, fazia companhia ao rei, ao príncipe, ao senhor, à dama; prestando-lhes seus serviços.
Talhar: entalhar, esculpir. Talhar a madeira.
Adaptado de: http://www.dicio.com.br. Acesso em 08 de jun. 2020.
a) A seguir, será apresentada uma lista das personagens que aparecem na história que você leu. Escreva qual tipo de personagens, explicando sua resposta e apresente as características principais de cada uma delas.
b) De acordo com o texto, o que Amaro pretendia fazer?
c) No texto, “Nuno descobre o Brasil”, que tipo de narrador temos?
( ) Narrador - observador ( ) Narrador - personagem.
Copie um trecho do texto que comprove a sua resposta.
d) Leia o trecho a seguir:
Agora, responda: se Amaro não havia confessado o plano de roubar a nau ao Frei, quem havia se passado pelo Frei para descobrir o plano? Como você chegou a essa resposta?
e) Observe algumas afirmações sobre a narrativa de aventura que você leu. Em seguida, marque um “X” nas afirmações que apresentam uma característica presente na história lida.
( ) Coloca o herói frente a frente com ambientes hostis.
( ) Locais exóticos e relativamente desafiadores.
( ) Mistura o exagero e o inesperado.
( ) Final feliz.
( ) O local (ambiente) em que acontece a história é comum.
( ) Personagens em viagens.
( ) O leitor desse tipo de história é adolescente ou jovem.
( ) Presença de um companheiro fiel (amigo).
( ) Sucessão de aventuras inesperadas.
( ) As personagens principais, em geral, são jovens.
f) A narrativa “Nuno descobre o Brasil” trata das aventuras de um garoto e seu amigo fiel na viagem do descobrimento do Brasil no século XIV (1401–1500), comandada por Pedro Álvares Cabral. Marque um “X” nas opções que apontam características dessa época no uso da linguagem ou nos costumes desse momento histórico.
( ) Uso da palavra “NAU”, embarcação específica da época.
( ) Uso da linguagem: Quero que SAIBAS; Amizade por TI; TU; VOS confessei...
( ) Uso da palavra “TRIPULAÇÃO”. Aponta para o único meio de transporte da época para realizar
grandes viagens.
( ) Uso do termo “SELVAGEM” para se referir aos povos indígenas. Modo como os indígenas eram vistos pelos portugueses na época.
( ) Uso do vocábulo “MOTIM” para fazer referência a um plano de roubo.
( ) Forte presença da religião católica, como meio de catequização dos índios. Presença do “FREI”
e realização de missas.
( ) Disparar “ARCABUZES”. Arma de fogo de cano curto e largo, própria da época.
( ) Citação da profissão de “CARPINTEIRO”. Aquele que trabalhava talhando a madeira.
g) Observamos, nos textos, que os autores preocuparam-se em retratar as características do lugar e da época em que a história se passa, por meio da linguagem, retratando determinado local ou época, quais os costumes e valores das personagens e como eram os ambientes das narrativas. Você acha que um(a) autor(a), ao produzir uma história, precisa apontar as características do período em que a sua narrativa acontece? Por que fazer isso é importante?
h) No texto lido, o narrador, valendo-se da linguagem e dos costumes da época, demonstra o modo como os indígenas eram reconhecidos e tratados pelos portugueses. Na sua opinião, os indígenas eram vistos de modo positivou ou negativo? Justifique sua resposta.
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