segunda-feira, 31 de agosto de 2020

GEOGRAFIA

31/08 – GEOGRAFIA – 7º ANO
A luta dos Povos Indígenas através do rap

A fotógrafa e artista visual Mavi Morais mistura o impacto visual pop e moderno do design com motivos e temas tradicionais indígenas .


A demarcação de territórios é uma luta antiga dos povos indígenas brasileiros. Há décadas, essa população tenta ser escutada e conquistar legalmente seus próprios espaços. Mais recentemente foi adicionada ao movimento, por alguns grupos, uma nova forma para resistir e defender seus direitos ; o rap, gênero musical que, desde a origem, utiliza-se de letras que denunciam a realidade de inúmeras comunidades, principalmente questões relacionadas à desigualdade e violência. No caso indígena, fazem rimas não só em português mas, também, nas línguas maternas, como o guarani.

O mais antigo grupo de rap indígena do país, Brô MCs, surgiu há 11 anos na aldeia Jaguapirú, em Dourados, Mato Grosso do Sul. Os integrantes conheceram o rap por meio do rádio, ouvindo um programa que apresenta cantores e grupos brasileiros desse gênero musical. Bruno Veron, um dos integrantes do Brô, explica que identificava ;nas ideias que os caras do rap mandavam das quebradas deles uma realidade semelhante ao dia a dia da minha aldeia;. A partir desse momento, então, tomou uma decisão. ;Eu disse pra mim mesmo: vou fazer isso! Vou cantar rap e representar meu povo;, conta.
Indígenas de todo o Brasil transformam a luta de seus povos por demarcação e retomada em um dos movimentos musicais mais que buscam através da letra um posicionamento de questionamento e enfrentamento às desigualdades impostas.

A seguir  uma pequena lista de artistas, de todo o país, para você começar a ouvir o hip hop cantado por membros dos povos originários do nosso continente:








Atividades

  1. Escolha um dos artistas apresentados acima e pesquise os temas abordados em suas músicas.


  1. Na sua opinião, qual é o motivo desses artistas terem escolhido o rap para demonstrar o seu lado artístico ?







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!