Língua Portuguesa - 7º ANO
31/08
ATIVIDADE 3 – Produzindo contos de aventura
TRILHA DE CONHECIMENTOS
Agora que já leu e analisou os contos de aventura, chegou o momento de ser autor (a)! Sua história pode fazer parte do livro “Antologia de Contos do Ensino Fundamental”, que reunirá contos dos (as) estudantes. Informe-se com seu (sua) professor (a) como você pode participar, se tiver interesse.
Vamos praticar!
1. Imagine que você escreverá um texto para compor o livro “Antologia de Contos do Ensino Fundamental”. Como você está no 7o ano, o texto apresentado deve ser um conto de aventura. Pense que seu público-alvo são os(as) estudantes das outras escolas da rede municipal. Atente-se à linguagem que você deve usar, à forma de uma narrativa de aventura, suas características etc. Se for necessário, você pode retomar as atividades 1 e 2 para revisar alguns pontos.
a) Agora que você já sabe para que e para quem você irá produzir, é o momento de planejar seu texto. O planejamento é um grande passo para um texto bem elaborado. Vamos planejar?
b) Agora que você já tem uma ideia geral de seu texto, chegou o momento de registrar sua história de aventura! Não esqueça que você é o(a) autor(a), portanto essa aventura é totalmente sua! Use a criatividade e... mão no lápis! Lembre-se de dar um título à sua história!
Releia a narrativa de aventura curta que você produziu e avalie o que precisa ser modificado, reescrevendo se necessário.
Adaptação: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Caderno da Cidade: Saberes e aprendizagens: Língua Portuguesa – 7o ano. – São Paulo: SME/COPED, 2019.
ATIVIDADE 4 – Leitura de texto: crônica
TRILHA DE CONHECIMENTOS
O que é uma crônica?
Na literatura e no jornalismo, uma crônica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, de um jornal ou mesmo na rádio. Possui assim uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no decorrer dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!