quarta-feira, 23 de setembro de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA

 23/09 – Educação Física – Profª Tatiana

7° Anos

Tema: Lutas (Capoeira)


Luta, dança ou jogo?


A capoeira tem diversos fins, sendo considerada uma prática corporal eclética, pois pode ser tratada como luta, dança, jogo, educação, arte, esporte, entre outras possibilidades. Inicialmente,

os treinamentos para a capoeira eram camuflados como dança e jogo em razão de sua prática permitir essa ambiguidade. Autores afirmam que atualmente é difícil distinguir onde termina a luta e começa o jogo, e vice-versa (SOARES, 2004).

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), a capoeira é considerada uma luta, pois seus objetivos de aprendizagem são estruturados nesse viés. Originalmente ela foi utilizada para defesa e sobrevivência e, tempos depois, precisou ser defendida como uma prática corporal para ser aceita socialmente. Ao considerar a capoeira como luta, deve-se enfatizar que sua finalidade é combate, ataque e defesa, é um instrumento de defesa pessoal.

Nesse mesmo formato ocorrem os campeonatos. Há também vertentes que desenvolvem a capoeira como dança. Em razão da presença dos instrumentos e do canto, os escravos podiam treinar os golpes, disfarçando-os e enganando seus senhores. A ginga também é um elemento que se refere à dança, bem como toda

a plasticidade, criatividade e movimentação dos corpos ao ritmo da música. Por meio desse enfoque, a prática é realizada com ênfase nos movimentos coreográficos e no desenvolvimento de algumas capacidades físicas, como flexibilidade, agilidade, coordenação motora e equilíbrio.

Alguns consideram a capoeira um jogo quando sua prática é realizada de modo informal, voltada para interação e intercâmbio cultural. Por essa definição, a roda apresenta um fim em si mesmo, com regras flexíveis. Há divertimento, imprevisibilidade, improvisação, alegria, instabilidade, tensão, entre outros elementos. Uma expressão muito comum entre os participantes de uma roda de capoeira é “vamos jogar”.

A capoeira apresenta características de luta, dança, esporte e jogo. Além disso, ela é repleta de complexidades e particularidades, o que lhe confere uma grande riqueza histórico-cultural e de conteúdos. 


Fonte: texto retirado do livro Práticas corporais 6º ao 9º ano 


Atividade:


Após a leitura e compreensão do texto, acesse e responda o questionário através do link:


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeu1icpGvAbscagsIbUOOdzrrNRFNpvEKaGKxOCw9b3fH4LEQ/viewform?usp=sf_link


Boa Aula e Até a Próxima 

Qualquer dúvida estou à disposição através do e-mail: tatianasposito.7919816@edu.sme.prefeitura.sp.gov.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!