17/09 – HISTÓRIA – 7º ANO
A COMUNICAÇÃO
Em nossas últimas aulas, estudamos sobre a tecnologia e seu desenvolvimento. Nesta aula estudaremos como ocorreu o desenvolvimento das tecnologias de comunicação. Atualmente existem muitas maneiras para nos comunicarmos com as pessoas: WhatsApp, e-mail, mensagens por Facebook ou Instagram, pessoalmente, através de cartas. Enfim, variadas formas são utilizadas para que estabeleçamos contato uns com os outros.
Você já se perguntou como as pessoas se comunicavam antes de haver tantas tecnologias que facilitam esse contato? Leia o texto abaixo para compreender como ocorreu esse desenvolvimento:
“(...) Talvez a revolução que mais venha a moldar o futuro da humanidade seja a dos meios de comunicação. De repente, o planeta ficou pequeno, pois as culturas se conheceram e se misturaram. O ser humano é um animal social, a comunicação com seus semelhantes é indispensável. A transmissão dos conhecimentos, tanto no tempo, quanto no espaço, torna-se cada vez mais eficiente.
Você já parou para pensar como seria a sua vida sem os objetos que o rodeiam em casa, na escola, no clube, na cidade e por todos os lados? Pois tenha certeza de que cada um deles foi inventado por alguém. Do livro a Internet, do telégrafo ao telefone, tudo o que facilita a nossa vida e nos parece tão familiar foi criado, desenvolvido ou aperfeiçoado pelo ser humano. (...)
Algumas invenções tornaram a vida do homem muito mais prática, rápida e econômica. Encurtando distâncias, melhorando a comunicação e facilitando as tarefas, elas são indispensáveis ao mundo moderno. Depois delas, tudo mudou. Vamos conhecer agora o universo dos inventos e de seus criadores:
Televisão: quer se distrair e não sabe de que forma? A televisão sempre é uma boa opção. Mas não foi tão simples assim proporcionar a você esse aparelho que monopoliza a atenção de milhões de pessoas no mundo todo. Precisou de muita ciência e anos de estudo para isso. (...) A palavra televisão foi inventada em 1900, pelo francês Constantin Perskyi. Vem da junção das palavras tele (longe, em grego) e videre (ver, em latim).(...)
Computador: criado para organizar grandes quantidades de dados, armazená-los, selecioná-los e transmiti-los a outros lugares rapidamente, os primeiros computadores foram projetados a meio século. A partir da década de 1980, os computadores pessoais invadiram os lares. Eles tornaram-se responsáveis pela maior revolução tecnológica do século XX. Muito diferente dos computadores existentes hoje, as primeiras máquinas eram enormes, chegando a ocupar andares inteiros em prédios de escritórios. A capacidade do computador ainda não era medida em bytes e sim em metros quadrados. Sem refrigeração apropriada, os processadores destas máquinas se aqueciam em poucos minutos, causando grandes incêndios.
Telefone: a invenção do telégrafo, em 1844, impulsionou a criação do telefone. O escocês Alexander Graham Bellm, que se dedicava ao ensino de surdos-mudos, descobriu acidentalmente o telefone enquanto fazia experiências com um telégrafo musical em seu laboratório. O primeiro telefone foi apresentado no mundo em 1876, numa exposição na Filadélfia, nos EUA. Hoje contamos com os telefones celulares, criação japonesa de 1978. Esses aparelhinhos cada vez menores ampliaram ainda mais a utilidade do invento de Graham Bell.
Papel: durante séculos, o homem utilizou os mais variados materiais para desenhar e escrever, como blocos de pedra, cilindros de barro, peles de animais e pedaços de seda. Foram os chineses os primeiros a usar fibras vegetais para fabricar papel, por volta do ano de 105 a.C.. O papel deixaria de ser fabricado manualmente apenas em 1846, quando os alemães Keller e Volter inventaram uma máquina que retirava a celulose da madeira. Atualmente, graças as técnicas de reciclagem, ou seja, a reutilização de materiais já existentes, também é possível fabricar papel sem derrubar árvores.
Rádio: depois da televisão, o rádio é o meio de comunicação de maior alcance no país. Em 2001, 88% da população do país ouve rádio AM ou FM pelo menos uma vez por semana, (...). Segundo dados do Ministério das Comunicações, o Brasil possui aproximadamente 3.000 emissoras de rádio, sendo que distribuídas aproximadamente em 50% para AM e FM. Assim como a televisão, uma emissora de rádio só pode entrar no ar se obtiver concessão do governo.
https://www.coladaweb.com/geografia/revolucao-nas-comunicacoes
Agora copie e responda as questões abaixo em seu caderno:
1) Refletindo sobre a comunicação, escreva por que é importante nos comunicarmos com as pessoas.
2) Escreva três formas de comunicação que você utiliza em seu cotidiano.
3) Use sua imaginação e invente um novo aparelho para se comunicar com as pessoas (o nome do aparelho, como ele funcionaria, com quem poderia se comunicar e qual tamanho ele teria).
4) Das invenções mencionadas no texto, quais você considera mais importantes e por quê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!