Língua Portuguesa – 7º ano
21/09
As imagens: Em sentido horário: mulher em Hong Kong, China, lê sobre a obrigatoriedade do uso de máscara no país; em Antuérpia, na Bélgica, no início de agosto, trabalhadora ajuda a montar uma grande vila para testagem de covid-19; visão geral de rua turística em Amsterdã, na Holanda, reaberta pelo governo do país em 1º de julho.
Por Felipe Sali
No dia 24 de agosto, cientistas de Hong Kong confirmaram o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus do mundo. O paciente, um homem de 33 anos, foi diagnosticado novamente com a doença quatro meses e meio depois da primeira vez. A pesquisa com detalhes do caso foi publicada na revista científica Clinical Infectious Diseases, no Reino Unido. “Nossos resultados provam que a segunda infecção é causada por um novo vírus, que ele adquiriu recentemente, em vez de uma disseminação viral prolongada”, afirmou Kelvin Kai- -Wang To, microbiologista clínico da Universidade de Hong Kong, que estuda o caso. Ou seja, os cientistas se certificaram de que era mesmo um noáfrica comemora o fim da poliomielite no continente vo vírus e não a mesma infecção que voltou a se manifestar. “Isso não quer dizer que não podemos adquirir imunidade contra o vírus”, explica Guilherme Marreta, infectologista do Hospital Brasília (DF). “Nesse caso, o paciente foi infectado por um novo coronavírus com um código genético diferente (ou seja, o vírus estava um pouco distinto). Isso é muito raro”, completa.
O que diz a OMS?
Maria Van Kerkhove, líder técnica do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), disse em entrevista coletiva que a reinfecção não é comum, mas que as precauções (como usar máscaras e evitar aglomerações) devem ser mantidas mesmo depois da doença. Ela lembrou que, apesar de a pessoa adquirir imunidade, os estudos para entender quanto tempo essa proteção dura ainda não estão concluídos. Outras reinfecções foram confirmadas na Bélgica, Holanda e Estados Unidos. Enquanto o paciente de Hong Kong não apresentou sintomas na segunda vez em que ficou doente, o dos EUA teve sintomas ainda mais graves do que na primeira infecção. Por meio de nota publicada no site do Ministério da Saúde do Brasil, o diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário, declarou que não há casos confirmados de reinfecção no país. O Hospital das Clínicas de São Paulo e a Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto investigam suspeitas.
Fontes: Fontes: O Estado de S. Paulo, Science e The Guardian. / JOCA | E D I Ç Ã O 156 | SETEMBRO DE 2020 acesso em 10/09/2020
Vamos praticar!
a)Sobre o que é a notícia?
b)Por que isso é muito preocupante para todos?
c)Quais foram os especialistas ouvidos sobre o caso e por que você acredita que o ponto de vista deles é importante para o assunto?
d)Que relação há entre as imagens e o assunto tratado?
e) De acordo com a OMS este é o primeiro caso de reinfecção?
f) Esta notícia refere-se a um período do mês de agosto, você tem acompanhado em casa as notícias sobre esse vírus? Sabia que já foram confirmados casos de reinfecção aqui no Brasil? Caso não tenha ouvido falar pesquise um pouco sobre e por que os médicos dizem que não é o motivo para alarde.
g) Temos aqui uma reportagem ou notícia? O que as diferencia?
Você já deve ter ouvido falar, principalmente nesse período, sobre a OMS, mas afinal o que é e qual o papel da OMS?
Organização Mundial de Saúde (em inglês: World Health Organization – WHO) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça. O diretor-geral é, desde julho de 2017, o etíope Tedros Adhanom.
A OMS tem suas origens nas guerras do fim do século XIX (México, Crimeia). Após a Primeira Guerra Mundial, a SDN criou seu comitê de higiene, que foi o embrião da OMS.
Segundo sua constituição, a OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um «estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.»
A Constituição da OMS afirma que seu objetivo "é a realização para todas as pessoas do mais alto nível possível de saúde." A bandeira possui o Bordão de Asclépio como um símbolo para a cura.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma das agências originais das Nações Unidas, sendo que sua constituição formal entrou em vigor no primeiro Dia Mundial da Saúde, (7 de abril de 1948), quando foi ratificada pelo 26º Estado-Membro. Jawaharlal Nehru, um grande lutador pela liberdade da Índia, deu um parecer para começar a OMS. Antes dessas operações, bem como as restantes atividades da Organização Mundial de Saúde da Liga das Nações, estavam sob o controle de uma Comissão Provisória após uma Conferência Internacional de Saúde no verão de 1946. A transferência foi autorizada por uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas.O serviço epidemiológico dos franceses da Office International d'Hygiène Publique foi incorporado à Comissão Interina da Organização Mundial de Saúde em 1 de janeiro de 1947.
Leia o trecho:
A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um «estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade. »
Podemos dizer a partir deste fragmento que saúde, de acordo com as diretrizes que norteiam a OMS não se referem apenas a bem-estar físico ou mental, interpretado como ausência de doenças, mas também um bem-estar social.
Assinale as alternativas que vão ao encontro (concordam) com esse entendimento.
A ( ) direito ao lazer
B ( ) saneamento básico
C ( ) democracia e respeito ao coletivo
D ( ) divisão por classes sociais
E ( ) direito de ensinar e aprender
F ( ) direito ao trabalho digno e remunerado
G( ) direito a escolher sua religião
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!