quinta-feira, 8 de outubro de 2020

HISTÓRIA

 Olá! Em nossa última aula nós estudamos sobre as principais características da Revolução Industrial. Hoje estudaremos sobre as principais mudanças ocorridas por conta da Revolução Industrial e como era a condição dos trabalhadores nas fábricas. 

Mudanças

A Revolução Industrial contribuiu para a consolidação do capitalismo, modo de produzir mercadorias que se baseia no trabalho assalariado e na busca do lucro. Formaram-se duas novas camadas sociais: a burguesia industrial (donos das matérias-primas, das fábricas e das máquinas) e o operariado (que trocavam sua força de trabalho por um salário, também chamados de proletariados ou trabalhadores). Com o advento da fábrica, ocorreu uma divisão muito maior do trabalho e consequentemente um aumento de produtividade, isto é, passou-se a produzir mais em menos tempo. E o trabalhador perdeu o conhecimento do processo de produção como um todo.

Você já parou para pensar por que há trabalhadores e por que há donos de empresas? Pode-se dizer que essa divisão ocorreu a partir da Revolução Industrial. De maneira geral, os trabalhadores possuem apenas sua força de trabalho e vendem essa força de trabalho para os donos das empresas (fábricas), em troca recebem um salário. E os donos das empresas (fábricas) recebem o lucro da venda dos produtos ou serviços realizados pelos trabalhadores.

O cotidiano nas fábricas

O ambiente das fábricas era sujo, escuro e sem ventilação adequada. Havia falta de refeitórios e de banheiros, e o ar era quase irrespirável, sobretudo nas tecelagens, por causa dos fiapos de lã. O trabalho era repetitivo, e as jornadas, muito longa. Crianças, homens e mulheres trabalhavam de quatorze a dezoito horas por dia, parando apenas para fazer as refeições. Era comum os operários receberem ameaças e castigos no trabalho ou serem multados por faltas irrelevantes: porque estavam sujos, por terem assobiado ou cochilado em serviço. Crianças a partir dos 6 anos e mulheres eram a mão de obra preferida dos empregadores, pois seus salários correspondiam a cerca de um terço do salário de um homem.

Agora copie e responda as questões abaixo em seu caderno:

1) Pergunte para um adulto explicar o que é capitalismo e escreva a resposta dele em seu caderno?

2) Pergunte para um adulto que trabalha se ele considera seu salário justo pela função realizada. Pergunte o por que da resposta. (registre em seu caderno).

3) De acordo com o texto, o que os burgueses e trabalhadores possuíam?

4) Como era a estrutura das fábricas no início da Revolução Industrial? Em sua opinião, era possível trabalhar em um local como o descrito no texto, por que?

5) Por quais motivos os trabalhadores poderiam ser castigados nas fábricas?

6) Você conhece alguma criança que trabalha? Qual a idade dela? O que pensa sobre crianças trabalhando em fábricas?

7) Você acha justo que o salário dos homens fosse maior? Por que?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!