Língua Portuguesa 7º ano
22/10/2020
O texto que você leu (da aula anterior) é um artigo de opinião, ou seja, um gênero textual que busca divulgar a opinião de um especialista, ou não, para opinar sobre determinado assunto. No caso do texto em questão é um especialista em meios de comunicação e mídias digitais que opina sobre as questões envolvendo privacidade e exposição pública nas redes sociais.
2) 8) a palavra “descelebrada” na língua portuguesa não existe. Por que você acha que o autor criou essa palavra para dar título ao texto? Explique com base no texto.
3) Explique o sentido da frase “As paredes não têm ouvidos, mas todo o resto parece ter”
4) “Aos poucos as regras de conduta invadem os recônditos da vida pessoal, plastificando a personalidade e a prendendo à máscara construída ao longo da vida, mesmo que não se concorde com ela”
Aponte as alternativas que podem resumir, de acordo com o trecho, as CONSEQUÊNCIAS para o indivíduo da exposição de sua identidade na mídia.
a) perder a espontaneidade
b) moldar a sua personalidade de acordo com o que os outros querem.
c) fazer tudo o que deseja ao longo da vida
d) usar máscaras de plástico no dia a dia.
5) segundo o texto, checar referências, isto é, conferir informações sobre alguém, é certo ou errado? Explique.
6) por que é difícil para as pessoas comuns perceber que “um vexame on-line é quase tão difícil de apagar quanto um nu indesejado”?
7) qual da alternativa abaixo, na opinião do autor do texto, seria a mais adequada a esse novo tipo de “patrimônio público” que ele cita:
a) as câmaras ocultas b) a vida privada c) a casa do Big Brother; d) os telefones celulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!