sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

CIÊNCIAS

 02/12 – CIÊNCIAS

Olá turminha do sétimo ano, essa é a nossa última atividade e por isso selecionei um tema de suma importância em Ciências Naturais chamado de evolução dos vegetais.

1. Acessem a vídeo aula no link: https://youtu.be/-ZxE8Ksstkc

2. Após o vídeo, proponho os seguintes testes:

Questão 1

Sabemos que os vegetais podem ser classificados em alguns grupos básicos, que se distinguem pela ausência e presença de algumas características, tais como flores e vasos condutores. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o único grupo que não possui vasos condutores de seiva.

a) Briófitas.

b) Pteridófitas.

c) Gimnospermas.

d) Angiospermas.


Questão 2

Um grupo de estudantes realizou uma aula de campo com seu professor de Biologia para aprender na prática sobre os grupos de planta. Ao chegar ao local, um aluno observou uma espécie e disse que se tratava de uma angiosperma. Que característica pode ter dado ao aluno a certeza de que se tratava desse grupo de planta?

a) Presença de sementes.

b) Presença de vasos condutores, o que garante que essas plantas sejam maiores.

c) Presença de folhas e outros órgãos com tecidos verdadeiros.

d) Presença de frutos envolvendo a semente.

e) Presença de raízes.


Questão 3

Observe atentamente o nome das plantas abaixo e marque a alternativa que indica corretamente um representante das pteridófitas.

a) Musgos.

b) Pinheiros.

c) Mangueiras.

d) Milho.

e) Avenca.


Questão 4

(Umesp-SP) Atualmente, encontram-se catalogadas mais de 320 mil espécies de plantas, algumas de estruturas relativamente simples, como os musgos, e outras de organizações corporais complexas, como as árvores. Assim sendo, a alternativa que melhor explica a classificação dos vegetais é:

a) Gimnospermas: plantas avasculares, com raízes, caule, folhas, flores e frutos, cujas sementes estão protegidas dentro desses frutos. Ex.: arroz.

b) Briófitas: plantas de pequeno porte, vasculares, sem corpo vegetativo. Ex.: algas cianofíceas.

c) Angiospermas: plantas cujas sementes não se encontram no interior dos frutos. Ex.: pinheiros.

d) Gimnospermas: plantas avasculares; possuem somente raízes, caule, plantas de pequeno porte. Ex.: musgo.

e) Pteridófitas: plantas vasculares, sem flores; apresentam raízes, caule e folhas; possuem maior porte do que as briófitas. Ex.: samambaias.


Questão 5

(UECE) Quando falamos de uma planta que apresenta tecido vascular, não possui ovário, não produz sementes e tem como geração dominante a esporofítica, estamos nos referindo a uma:

a) Angiosperma.

b) Gimnosperma.

c) Pteridófita.

d) Briófita.




Questão 6

Nas angiospermas, no processo de fecundação, observa-se que um gameta masculino une-se à oosfera, enquanto outro se une aos núcleos polares. Esse processo é conhecido como:

a) partenocarpia

b) inquilinismo

c) dupla fecundação

d) divisão binária

e) anemofilia


Questão 7

(Fuvest-SP) Considere o surgimento de flor, fruto e semente: (A) em uma planta ao longo de um ano e (B) no reino vegetal ao longo do tempo evolutivo. Comparando A e B, a sequência em que os órgãos surgem, nos dois casos, é

a) diferente, pois, em A, a sequência é flor, seguida simultaneamente por fruto e semente; e, em B, é fruto e semente simultaneamente, seguidos por flor.

b) diferente, pois, em A, a sequência é flor, seguida por fruto, seguido por semente; e, em B, é flor e semente simultaneamente, seguidas por fruto.

c) diferente, pois, em A, a sequência é flor, seguida simultaneamente por fruto e semente; e, em B, é semente, seguida simultaneamente por flor e fruto.

d) igual, pois, em ambos, a sequência é flor, seguida simultaneamente por fruto e semente.

e) igual, pois, em ambos, a sequência é flor, seguida por fruto, seguido por semente.


Questão 8

As plantas podem ser classificadas de diferentes formas. No grupo das traqueófitas, por exemplo, estão inclusas

a) briófitas e pteridófitas.

b) briófitas, pteridófitas e gimnospermas.

c) briófitas, gimnospermas e angiospermas.

d) briófitas, pteridófitas e angiospermas.

e) pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.


* Um abraço gigantesco em todos vocês, sou muito grato pela oportunidade de conhecê-los, desejo muito sucesso e muita sabedoria e que o próximo ano nos traga muitas alegrias, vivências e principalmente esperança. 

Professor Márcio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!