sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Língua Portuguesa

 Língua Portuguesa - 7º ano

03/12/2020

Leia os textos para responder as questões da próxima aula

Gênio, sim; nerd, não

[...]

Aos 15 anos, desenvolvi um teste que consegue diagnosticar precocemente o câncer de pâncreas. Meu tio morreu por causa disso e fiquei pensando no que eu podia fazer. Diferentemente das mulheres com tumor de mama, as vítimas desse câncer só têm o diagnóstico muito tarde, com uma alta taxa de mortalidade. Só 5% sobrevivem.

Desenvolvi um sensor usando papel-filtro e nanotubos para detectar proteínas ligadas ao câncer rapidamente, cem vezes mais que outros testes [...] 

Minha escola é normal, ninguém estava preparado para me estimular ou ajudar nas pesquisas. O ensino científico ainda é fraco e raro. Ler artigos em publicações especializadas é caríssimo.

Meu laboratório mesmo é a garagem de casa, onde meu pai tinha uma marcenaria e, desde crianças, meu irmão e eu podemos fazer mil testes e usar ferramentas que nosso pai sempre nos deu ou emprestou. Lembro de uma maquete com um rio de brinquedo onde a gente aprendeu física e como os objetos flutuam. Meu irmão mais velho ganhou prêmios científicos antes de mim.

Pouca gente da minha idade se interessa por ciência.

[...]

O teste de Jack

1 proteína – ao pesquisar na literatura científica, Jack encontrou uma proteína chamada mesotelina, presente em taxas muito altas no sangue de pessoas com câncer de pâncreas, mesmo que me estágio inicial.

2 anticorpos – aprendendo sobre anticorpos na escola, ele pensou em usar algum que se ligasse especificamente a essa proteína para criar o teste.

3 nanotubos – os anticorpos ficariam em estruturas minúsculas, uma rede de nanotubos. Quando a proteína fosse detectada, os nanotubos mudariam sua propriedade elétricas, dando sinal do diagnóstico do câncer.

4 papel – uma mistura de líquidos e nanotubos é usada para embeber um papel, que serve para abrigar essas para abrigar essas pequenas estruturas. Uma gota de sangue nesse papel seria suficiente para detectar a proteína que sinaliza o câncer de pâncreas.

(Folha de S. Paulo,22/12/2013. Ciência +saúde,p.C11)

1 Ao contribuir para o bem da humanidade, o herói emprega os recursos que tem ao seu dispor. O jovem em questão, para realizar o seu feito empregou:

a) a força, como Hércules.

b) a invisibilidade, como Perseu.

c)  a esperteza, como Ulisses.

a) o conhecimento, como Atena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!